Siga Antenado alerta população da Paraíba sobre possíveis interferências no sinal de quem usa parabólica tradicional

Cotidiano

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) anunciou, nesta terça-feira (21), a liberação para que mais cidades brasileiras possam instalar infraestrutura para o 5G. Na Paraíba, prestadoras de internet de três municípios podem solicitar a ativação da tecnologia ultrarrápida. São eles: Boqueirão, Mataraca e Queimadas. Com a liberação, aumenta o senso de urgência para a troca das parabólicas tradicionais pelas novas parabólicas digitais

Em todo o país, a instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para 187 novos municípios de 21 estados e vai beneficiar 148 milhões de brasileiros.

A troca das parabólicas se faz necessária, pois a população que utiliza a parabólica tradicional para receber sinal de TV aberta poderá enfrentar interferências, como chuviscos, chiados, imagem travada ou até interrupção do sinal. Isso acontece porque o 5G opera na mesma frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Já o equipamento digital opera em outra faixa, a Banda Ku.

Famílias de baixa renda têm direito à substituição gratuita

Famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento têm direito à instalação gratuita do equipamento digital. Para saber se você tem direito, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

Na Paraíba, mais de 97,7 mil famílias podem solicitar a troca gratuita dos equipamentos. A substituição é realizada pela Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Veja a lista das cidades com novas autorizações na Paraíba:
Bayeux, João Pessoa, Cabedelo, Pedras de Fogo, Santana de Mangueira, Rio Tinto, Conde, Alhandra, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Pitimbu, Caaporã, Massaranduba, Fagundes, São Sebastião de Lagoa de Roça, Baía da Traição, Marcação, Sobrado, Mataraca, São Miguel de Taipu, São José dos Ramos, Riachão do Poço, Matinhas, Carrapateira, Boqueirão, Campina Grande, Caturité, Montadas, Pedras de Fogo, Puxinanã, Riachão do Bacamarte, Santana de Mangueira Boqueirão, Mataraca e Queimadas

Mais informações

COMUNICAÇÃO SIGA ANTENADO PB
APCOM Comunicação Estratégica |