Pela primeira vez, segurança do São João de Patos conta com monitoramento aéreo por drones

Destaque Eventos Culturais

Câmeras de monitoramento espalhadas pelo Terreiro do Forró, detectores de metais nos portões de acesso, sistema de reconhecimento facial e, pela primeira vez, monitoramento aéreo por drones. A segurança do São João 2023 de Patos conta com recursos tecnológicos de ponta para garantir a proteção dos forrozeiros, durante os cinco dias de festa. Além disso, somados os efetivos da empresa privada contratada pela organização do evento e das forças de segurança pública, cerca de 800 homens estão trabalhando no evento.

Os seis portões de acesso ao Terreiro do Forró são abertos, diariamente, a partir das 17h30 e a entrada acontece mediante revista, com uso de detectores de metais. A tecnologia do reconhecimento facial também está sendo utilizada, nos portões de acesso, gerando imagens para o Centro Integrado de Comando e Controle, da Secretaria de Segurança Pública. Ao todo, 35 câmeras, instaladas em pontos estratégicos, garantem o monitoramento de tudo o que acontece no Terreiro do Forró. Segurança em terra e no ar, já que a Polícia Militar da Paraíba utiliza drones para fazer o monitoramento aéreo do evento e em datas estratégicas, como na abertura do evento, o policiamento recebe o reforço do helicóptero da SSP.

“Não se pode planejar um evento do porte do São João de Patos, sem pensar na segurança do público. Esse ano, assim como em 2022, estamos investindo alto em tecnologia de ponta, no que há de mais moderno no setor de segurança, para oferecer tranquilidade ao povo de Patos, das cidades vizinhas e aos milhares de turistas que estão participando da nossa festa”, destacou o empresário Fábio Almeida, diretor da Coollabcreative.

De acordo com o tenente-coronel Esaú de Lucena, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, no que diz respeito à segurança pública do São João de Patos, o trabalho está sendo realizado em parceria pelas polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além da Guarda Civil Municipal e STTrans. Todo o trabalho, segundo ele, é coordenado pelo Centro Integrado de Comando e Controle e, este ano, com reforço do Comando de Operações Aéreas. “Além de todo o aparato tecnológico já empregado, este ano estamos contando com o apoio do Comando de Operações Aéreas, que usa drones para fazer o monitoramento aéreo de toda a área do Terreiro do Forró”, ressaltou.

O comandante assegurou que foi feito um planejamento especial para que a segurança, durante os cinco dias de festa, seja garantida não só no Terreiro do Forró e áreas adjacentes, como também em toda a cidade. Para tanto, o 3º BPM recebeu um aporte de efetivo, devendo manter, em média 450 homens, atuando por noite, podendo esse contingente chegar a 500 homens, dependendo do dia.

@saojoaodepatos @coollabcreative @pmpatos

Assessoria de imprensa