Renda renascença e algodão colorido da PB integram lista de Indicações Geográficas do Brasil

Destaque Paraíba

A renda renascença e o algodão colorido produzidos na Paraíba estão entre os 12 trabalhos de artesanato selecionados para compor as Indicações Geográficas do Brasil no setor. Para apresentar os participantes da lista está sendo realizado o I Evento Internacional de Indicações Geográficas de Artesanato, que acontece nesta quinta (29) e sexta-feira (30), no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Uma comitiva do Sebrae/PB e do governo do estado está participando do evento que reúne, pela primeira vez, artesãos, especialistas, gestores e representantes de países das Américas do Sul e do Norte e da Europa, todos ligados ao artesanato.

O objetivo do encontro no CRAB é debater os desafios e o potencial econômico das Indicações Geográficas (IG) no setor, além de trazer experiências da América e da Europa para os produtores e gestores brasileiros. As IG de todos os setores no Brasil, incluindo artesanato, são concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável por regular e proteger os direitos de propriedade industrial no país, incluindo as Indicações Geográficas. As IG são um tipo de registro que identifica regiões vinculadas a produtos que possuem características específicas e qualidade única, devido ao seu local de origem. O artesanato brasileiro já conta com 12 IG registradas no país. O trabalho é feito em parceria com o Sebrae.

Para o analista técnico do Sebrae/PB, Jucieux Palmeira, ter a renda renascença e o algodão colorido produzidos na Paraíba é mais um reconhecimento da qualidade e importância econômica e cultural do artesanato para o estado. “A Paraíba vem desenvolvendo um trabalho bacana que vem sendo feito com os consultores do Sebrae, como Eduardo Barroso e Reinaldo Fraga, para fortalecer os nossos artesãos. É um trabalho que foi feito com laboratório e oficinas com os artesãos e faz com que eles tenham uma credibilidade maior. O algodão colorido já tem seu espaço no Brasil e fora do país, como também a renda renascença. No Rio de Janeiro estamos mostrando o que a Paraíba tem de melhor”, reforçou o analista.

Ainda representando o Sebrae/PB integram a comitiva Madalena Arruda, gerente da agência de Monteiro, Luciano Holanda, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, e Marielza Rodriguez, gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP).

Além das produções de renda renascença e do algodão colorido, que representam a Paraíba, as demais Indicações Geográficas são: artesanato em capim dourado da Região do Jalapão do Estado de Tocantins (TO); as panelas de barro de Goiabeira (ES); as peças artesanais em estanho de São João del Rei (MG); as opalas e joias artesanais de Pedro II (PI); a renda irlandesa da região de Divina Pastora (SE); o bordado filé da região das Lagoas Mundaú-Manguaba (AL); o bordado de Caicó (RN); as joias artesanais em prata de Pirenópolis (GO); a produção têxtil de Resende Costa (MG) e as redes de Jaguaruana (CE).

Assessoria de imprensa