MTur institui o Fórum Nacional de Presidentes de Comissões de Estados e DF

Brasil

 

O colegiado possibilitará a troca de experiências e o intercâmbio de conhecimentos e de informações entre seus integrantes, de modo a contribuir com o alinhamento entre as legislações estaduais e os normativos nacionais.

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a participação do poder legislativo dos estados e Distrito Federal na construção das políticas públicas de turismo no País é de extrema importância para o desenvolvimento do setor. A ministra destacou que “essa integração possibilitará a criação de um ambiente regulatório mais favorável e com mais segurança jurídica para a atração de investimentos para o setor”.

O grupo terá adesão voluntária por parte dos presidentes das Comissões de Turismo das Assembleias Legislativas Estaduais e Distrital e do presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). Além disso, a presidência Nacional do Fnacotur será exercida pelo Ministério do Turismo, por meio da ministra de Estado do Turismo. Ao todo, serão cinco vice-presidências macrorregionais do Fnacotur, representando o Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País.

De seis em seis meses, o Fórum se reunirá, sendo possível a realização de uma reunião extraordinária antes do período proposto. O grupo também poderá contar com a participação de especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, sem direito a voto. Os membros e os convidados do Fnacotur que se encontrarem no Distrito Federal se reunirão presencialmente ou por videoconferência, e os membros que se encontrarem em outros entes federativos participarão da reunião por meio de videoconferência.

Assessoria de imprensa