Avião da Gol que ia para João Pessoa (PB) fez pouso de emergência em Vitória (ES) após voar quase meia hora com apenas um motor

Aviação Cotidiano

O piloto do voo da Gol Linhas Aéreas (G3 1715) – um Boeing 737-800 -, que decolou do Aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão em direção a João Pessoa, nesta segunda-feira (31), às 8h05, teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Vitória (ES), após detectar problema em um dos dois motores. 

O problema com o motor foi detectado quando o avião passava pela cidade baiana de Teixeira de Freitas. Uma viagem de avião entre as duas cidades leva cerca de 52 minutos. Já de Teixeira de Freitas até Vitória o voo leva em média 23 minutos, conforme informações do Distância.com. Essa foi a opção do piloto.  

Apesar de ter voado por menos de meia hora com apenas um dos motores funcionando, conforme nota da companhia aérea, o pouso foi tranquilo e os passageiros tiveram que aguardar novo embarque para João Pessoa em um avião que partiu do Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP) para Vitória, no começo da tarde.

Especialistas em aviação disseram que aviões com dois motores estão preparados para voar com apenas um dos motores funcionando até mesmo para o destino final, como João Pessoa. Porém, a decisão do piloto de fazer o pouso de emergência foi acertada, tendo em vista não se saber o motivo do problema e o risco de o outro motor apresentar algum problema também. Na aviação, a segurança sempre está em primeiro lugar.

Fábio Cardoso