Exposição do Kikito realizada pelo Museu do Festival de Cinema de Gramado inicia jornada itinerante

Cotidiano

No Museu do Festival de Cinema de Gramado, uma exposição de grande relevância histórica e cultural conquistou os corações dos visitantes em 2022, ano da 50ª edição do mais tradicional evento cinematográfico do Brasil. Intitulada “Kikito em Cena: Uma Biografia do Deus do Bom Humor”, a mostra foi uma homenagem ao icônico personagem do cinema brasileiro e latino-americano, o Kikito, que ao longo dos anos se tornou símbolo de alegria e descontração.

A exposição, que reúne relatos e registros da trajetória do Kikito desde sua criação até os dias atuais, destaca a importância desse personagem na cultura nacional, marcando gerações e influenciando a indústria cinematográfica brasileira. Tradicional troféu e principal prêmio do Festival de Cinema de Gramado, o Kikito foi criado pela artesã Elisabeth Rosenfeld representando o “Deus do Bom Humor” e se consolidou como um dos maiores símbolos da cidade.

Apresentando uma abordagem minuciosa e emocionante, a exposição “Kikito em Cena” leva os visitantes a uma jornada pelos momentos mais marcantes da estatueta mais cobiçada do cinema brasileiro. Desde seu surgimento, passando por desafios ao longo do tempo, o público pôde mergulhar nas memórias de Kikito. E agora, o sucesso dessa mostra histórica ultrapassará as fronteiras do Museu do Festival de Cinema de Gramado, tornando-se itinerante e estendendo sua influência a diferentes locais. O primeiro destino dessa jornada será o Olivas de Gramado, uma parada especial que marca o início dessa expansão cultural, de 05 a 31 de agosto de 2023 e que será apresentada diariamente, das 10h30 às 18h.

Líder comercial do Museu, Liziane Gomes, expressou sua felicidade e satisfação em ver a exposição ganhar vida fora das paredes do museu. Segundo ela, “esse êxito é resultado de um trabalho conjunto entre as diversas áreas do museu e destaca a importância da área comercial em possibilitar o acesso à cultura e à história para variados públicos e comunidades”.

Com a parceria firmada, o Olivas de Gramado se junta ao Museu do Festival de Cinema de Gramado na missão de disseminar a história do Kikito, garantindo que o troféu, patrimônio cultural da cidade de Gramado, alcance cada vez mais pessoas, enriquecendo o conhecimento e o apreço pelo cinema nacional.

Sempre lembrando que o Museu do Festival de Cinema de Gramado é mantido pela Gramado Parks, responsável por toda a concepção desde sua inauguração em 2016, e tem como seus pilares o acesso democrático a cultura, e valorização das comunidades locais, no entorno de onde estão inseridos seus empreendimentos.

Localizado no andar superior do Palácio dos Festivais, o Museu está aberto diariamente das 10h às 21h e conta com a cafeteria Curta Café, oferecendo cardápio exclusivo e vista privilegiada da Avenida Borges de Medeiros e da Igreja São Pedro, duas das principais atrações turísticas da cidade.

Insider 2 Comunicação