Reino Unido registra recorde de visitantes brasileiros no primeiro trimestre de 2023

Mundo

O VisitBritain, agência oficial da Grã-Bretanha encarregada da promoção do turismo, destacou resultados da pesquisa International Passenger Survey (IPS) para o primeiro trimestre de 2023, conduzida pelo Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (Office for National Statistics). Reunindo informações sobre passageiros que entram e saem do Reino Unido, a pesquisa traz detalhes sobre o turismo receptivo, incluindo volume de passageiros e gastos durante a viagem.

No primeiro trimestre de 2023, os brasileiros que visitaram o Reino Unido fizeram história, alcançando um recorde de número de visitas e de gastos em sua estadia para essa época do ano. Foram 93 mil brasileiros em solo britânico, com um gasto de 111 milhões de libras (aproximadamente 670 milhões de reais). Esses números são pelo menos duas vezes maiores em relação ao mesmo período de 2022 – um aumento de 104% para o número de visitantes e de 127% para os gastos em viagem.

É importante ressaltar também a comparação com os números de 2019, anteriores à pandemia. Dentro desse parâmetro, houve um crescimento de 26% no número de visitas e de 73% nos gastos para a mesma época. Com isso, o Brasil já alcançou e ultrapassou a retomada do turismo em solo britânico.

Priscila Moraes, Diretora do VisitBritain no Brasil, declarou: “O ano de 2023 começou mostrando que cada vez mais brasileiros escolhem a Grã-Bretanha como destino, inspirados pela cultura, história, paisagens e experiências únicas que o país oferece. A prova disso está nos números históricos que obtivemos nesse primeiro trimestre e solidifica ainda mais a posição do Brasil como principal mercado de turismo para a Grã-Bretanha na América do Sul’.

Assessoria de imprensa