64% das operadoras Braztoa venderam além dos 100% do faturamento dos seis primeiros meses de 2022

Brasil

Turismo é movimento – de pessoas, tendências e dados. Com mudanças constantes, tomar pulso do momento atual é indispensável para as empresas que miram em um presente e um futuro de crescimento. Esse é o papel do Boletim Braztoa 2023 – 1º Semestre, pesquisa realizada a partir de uma parceria da Braztoa com a SPRINT Dados, que traça o desempenho das operadoras de turismo nos seis primeiros meses do ano, além de um panorama do que está por vir na segunda metade de 2023, período de muitos feriados e grandes festividades que tradicionalmente alavancam o turismo.

Em relação ao volume de vendas, 64,2% das operadoras ultrapassaram a marca dos 100% do faturamento do mesmo período de 2022. Destas, quase 18% estão com as vendas 200% a 300% acima do ano passado.

Quando levamos esse comparativo a 2019, o número de operadoras que ultrapassou 100% do faturamento chegou aos 60,7%. Destas, 21,4% ultrapassaram 200% do que venderam no período pré-pandemia.

Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

Também segundo a pesquisa, as viagens internacionais ficaram na frente, representando 57,73% das vendas efetuadas, enquanto as nacionais tiveram 42,23% de participação. Nos embarques, os dados seguem na mesma linha, com 56,55% para o internacional e 43,44% para dentro do Brasil.

“Os brasileiros têm aproveitado o momento favorável do internacional para escolherem aqueles destinos que estavam há tempos na lista de desejos e nos planos de viagem. O câmbio mais estável e reduzido em relação aos últimos anos, e as condições mais favoráveis e atrativas, são fatores que refletem no resultado da pesquisa. As viagens nacionais seguem relevantes, mas sempre com muito potencial de crescimento, principalmente se elas tornarem-se mais competitivas tanto em experiências disponíveis, quanto em valores mais acessíveis”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.

No ranking de destinos nacionais, Maceió (AL), Porto de Galinhas (PE) e Rio de Janeiro (RJ) figuram em primeiro lugar, seguidos de Porto Seguro (BA) na segunda colocação, e São Paulo (SP) em terceiro lugar.

O levantamento ainda destaca um grupo de destinos emergentes, que são uma segunda categoria de avaliação de destinos que vêm conseguindo se posicionar bem entre as operadoras Braztoa. Na lista estão Balneário Camboriú (SC), Campos do Jordão (SP), Manaus (AM), Mata de São João (BA), São Miguel dos Milagres (AL) e Trancoso (BA).

Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas no primeiro semestre de 2023, 19% foram para embarque no mesmo mês, 40,31% em até três meses, 17,7% de três a seis meses, 14,6% de seis a nove meses, e 8,4% ficarão para 2024, em 9 meses ou mais.

Lisboa e Orlando preferidos dos brasileiros

No internacional, Lisboa e Orlando ficaram em primeiro lugar, seguidos de Buenos Aires e Paris na segunda colocação, e Dubai e Santiago figurando em terceiro no ranking. Entre os destinos emergentes estão Bangkok, Cartagena, Cusco, Mendoza e Porto.

Em relação aos embarques internacionais, 10,1% aconteceram no mesmo mês da compra, 35,7% em três meses, 25,6% de três a seis meses, 18,6% acontecerão de seis a nove meses, e 10% em nove meses ou mais.

“Constatamos que o imediatismo das viagens continua presente, principalmente no nacional, mas já observamos mais de 20% das viagens nacionais, e 25% das internacionais sendo planejadas com mais de seis meses de antecedência. Esta prática vem em um momento de crescimento e fortalecimento do setor, na busca por melhores experiências e serviços a preços mais convidativos. Este é um comportamento similar ao anterior à pandemia, no qual a antecedência e o planejamento voltam a ser a chave para garantir a melhor compra.”, aponta Rayane Ruas, CEO da SPRINT Dados.

Expectativas para 2023 e representatividade das grandes festividades nas vendas

As operadoras BRAZTOA estão confiantes de que este ano se consolide como um período positivo e de crescimento. 86% acreditam que a movimentação e a concretização de vendas para o segundo semestre de 2023 deva ultrapassar os patamares de 2022. Para estas empresas, as vendas para o Natal devem ser 37,6% maiores e para o Réveillon, 47,7% acima do que foi realizado no ano passado.

As festividades têm sua importância, mas o levantamento também mostra a força das vendas de viagens para datas ao longo do ano, sem ligação a feriados ou festas, representando 23,4% do faturamento do que foi vendido no primeiro semestre. As férias de julho apareceram em segundo lugar, com 19,8%, As férias de verão passadas (janeiro e fevereiro de 2023) representaram 15,2% do faturamento e os feriados do primeiro semestre, 13,5%.

Outros dados da apuração mostram os feriados do segundo semestre representando 11,8% das vendas, e evidenciam alguma antecipação dos brasileiros, com as férias de verão 2023/2024 responsáveis por 6,1% do faturamento, seguidas do Réveillon com 5,2% e Natal, com 4,6%.

Em relação aos produtos comercializados, os roteiros completos lideram, com as vendas de hospedagens em segundo lugar, a comercialização da parte terrestre completa em terceiro e, logo em seguida, os cruzeiros cuja temporada nacional começa em outubro, mas a navegação internacional está em seu auge.

Por fim, o estudo ainda traça um panorama dos principais desafios do setor, que está em crescimento, mas que pode evoluir ainda mais se o ambiente de negócios se tornar mais equilibrado. “Vemos que o turismo continua sua curva ascendente e as operadoras estão muito bem inseridas nela, mas essa trajetória poderia ser mais rápida e mais alta se não fossem alguns obstáculos, como os altos custos – aéreo, hotelaria e outros itens que compõem os roteiros – ,que foram apontados pela maior parte das empresas pesquisadas nesta edição do Boletim. Seguimos unindo forças e trabalhando por um ambiente mais propício para o desenvolvimento do nosso setor”, completa Marina Figueiredo.

Agência Guanabara