CMJP aprova retirada da 2ª catraca em ônibus e estabelece marco legal para comércio sobre rodas

Cotidiano

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deliberou e aprovou um conjunto de 21 matérias nesta quinta-feira (24). Os destaques foram para medidas que afetam diretamente a mobilidade urbana e o comércio local. Entre as principais decisões, destaca-se a retirada da segunda catraca nos ônibus coletivos e a criação de um marco legal para o livre comércio sobre rodas.

Projeto de Lei Ordinária (PLO) 961/2022, proposto pelo vereador Marcos Henriques (PT), obteve aprovação no plenário. A norma visa aprimorar a experiência dos passageiros dos coletivos em João Pessoa, por meio da eliminação da segunda catraca no interior dos veículos. De acordo com o texto aprovado, as empresas de transporte terão um prazo de 90 dias a partir de hoje para realizar as adequações necessárias. Caso não cumpram a determinação, enfrentarão multa de R$ 1.000 por veículo mensalmente, enquanto persistir o descumprimento da norma.

A justificativa apresentada no projeto ressalta: “A segunda catraca causa inconvenientes e obstáculos à acessibilidade dos usuários, especialmente aqueles com mobilidade reduzida.” A matéria foi aprovada por maioria, com seis votos contrários.

Outra medida de grande relevância aprovada foi o Projeto de Lei Ordinária PLO 1141/2022, de autoria do vereador Carlão (PL). O texto estabelece um marco legal para o livre comércio nas rodas da cidade. O objetivo é proporcionar um ambiente mais propício para pequenos empreendedores que atuam em veículos como food trucks, bicicletas adaptadas, reboques e semirreboques. Sob os novos termos, esses proprietários poderão estacionar em qualquer espaço público ou privado de estacionamento, desde que haja autorização do proprietário do estabelecimento. Em contrapartida, eles serão responsáveis ​​pela limpeza e coleta de lixo num raio de 10 metros ao redor de seus veículos.

A justificativa para essa norma ressalta: “O Marco Legal do Livre Comércio sobre rodas é uma iniciativa voltada para o cidadão comum e os pequenos empreendedores.”

Site CMJP