Praia de Tambaba sedia a 14a edição do Tambaba Open de Surf Naturista

Destaque Esportes

A paradisíaca praia de Tambaba, em Jacumã, na Costa do Conde, litoral sul da Paraíba – conhecida mundialmente por permitir a prática naturista e pelas belezas naturais com suas falésias multicoloridas, recifes temáticos e vegetação exuberante que se misturam formando um cenário de beleza singular – será palco neste sábado (09) e domingo (10) da 14a edição do Tambaba Open.

Idealizado pelo NU – Naturista Unidos, quando da realização do 31o Congresso Internacional de Naturismo em 2008, a competição tem a finalidade de promover a filosofia naturista através do surfe, esporte que representa muito bem o conceito de liberdade, harmonia com a natureza e respeito mútuo tão presentes no naturismo

O Tambaba Open é a única competição de surfe naturista do país, de reconhecimento mundial e que é apresentado pela FBrN – Federação Brasileira de Naturismo, entidade maior do naturismo brasileiro e conta com a parceria da Sonata- Sociedade Naturista de Tambaba.

Além da competição, a programação prevê a campanha praia limpa, oficina de surfe, ato comemorativo dos 27 anos da Sonata e um evento cultural, eventos estes aguardados com muitas expectativas pelos naturistas e competidores de vários recantos do país.

A competição é homologada pela Federação Paraibana de Surf – FPBS e serão disputadas três categorias: Local – Categoria destinada aos residentes de Conde, sem limite de idade; Open – Categoria aberta e sem limite de idade e a Expression Session – Competição de melhor performance nas ondas (melhor manobra), esta será restrita aos dois vencedores (1o e 2o colocados) das categorias Local e Open. As inscrições são gratuitas, de no máximo 16 inscritos por categoria (Local e Open) e serão realizadas junto a Direção de Provas (Tel. (83) 98672-4294 -Wagner), havendo a necessidade do credenciamento pela secretaria do evento que funcionará na praia das 9h às 11h, sendo no sábado (09) para a categoria local e no domingo (10) para a categoria open.

O participante tem ciência que a competição transcorrerá em área naturista e que deverá cumprir as normas naturistas da localidade e das regras do campeonato. Quanto à participação de menor de idade, somente será aceita com a autorização dos pais ou responsável legal, comprovadamente.

A organização do campeonato premiará o campeão da categoria Local e Open com prancha, troféu e brindes, enquanto que os demais vencedores até o quarto lugar receberão troféus e brindes. Já a Expression Session premiará com troféu e brinde apenas o vencedor da melhor manobra da competição.

O 14o Tambaba Open é apresentado pela FBrN, realizado pela Sonata e conta com o apoio da PBTUR, Secretaria de Turismo de Conde, Sebrae, Naturistas Unidos-NU, Território Macuxi, NIP, SPNat, WM, FPBS, ASCC, Surf Rasta, Thiago Multimarcas, Summer Surf Shop, Hostel da Mata, Pousada Filhos do Sol, Supermercado Pai&Filho, Arca de Bilú Restaurante, Jornal Olho Nu , Rádio FM VIP-PB e a 87.9 Jacumã FM.

Programação
14o Tambaba Open de Surf Naturista – 09 e 10 de setembro de 2023 – Praia de Tambaba/PB – Brasil.

Competição
Sábado, 09 – Setor Naturista
9h às 11h – Inscrições
11h30 – Abertura/Congresso Técnico.
12h – Categoria Local (Classificatórias).
Obs; Vagas limitadas e horários condicionados às condições da maré.

Domingo, 10/09 – Setor Naturista
9h às 11h – Inscrições
11h30 – Categoria Open (Classificatórias).
13h30 – Categoria Local (Final).
14h – Categoria Open (Final).
14h30 – Expression Session (melhor manobra).
15h – Premiação dos vencedores.
Obs: Vagas limitadas e horários condicionados as condições da maré.

Eventos paralelos:
1- Campanha Praia Limpa
Sábado, 09, às 9h – Mutirão de limpeza – Setor Naturista/Tambaba.
2- Evento Cultural
Sábado, 09, às 20h – Território Macuxi – Jacumã.
3 – Oficina de “SurfNU”
Domingo, 10, às 9h – Setor Naturista/Tambaba.
4- Café Comemorativo dos 27 Anos da Sonata
Domingo, 10, às 11h – Café Comemorativo – Setor Naturista/Tambaba.

Assessoria de imprensa