V Festival das Flores de Areia – Expositores investem en flores ornamentais e pancs, mel de abelha sem ferrão e café

Destaque Paraíba

Começou na sexta-feira (29) e segue até o dia 01 de outubro o V Festival das Flores. O evento é uma iniciativa da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia, Atura, e reúne produtores de flores, mel de abelha sem ferrão e café gourmet tipo arábica. São produtos que colaboram com o desenvolvimento da economia criativa do município e com o turismo sustentável.

Numa parceria com a UFPB Campus Areia, a Atura está desenvolvendo a Rota do Café, Um projeto em que os associados estão plantando café para que os visitantes possam colher, beneficiar e tomar o seu próprio café. O mesmo acontece com o mel de abelha sem ferrão. Os associados estão criando a Rota do Mel de Areia e já estão investindo na aquisição de colmeias. Essa experiência estará na programação do Festival das Flores, com alguns produtores que vão levar as colmeias para que o público possa vivenciar a retirada do mel.

Areia também tem se destacado na produção de flores. As comestíveis continuam em alta, auxiliando na identidade da culinária local. O IFPB é grande parceiro do evento com a realização de aulas-show, exibindo possibilidades do uso de PANCS, plantas alimentícias não convêncionais, na gastronomia. No evento, além de aula-show, haverá uma feirinha gastronômica com pratos feitos com PANCS.

O Festival das Flores de Areia acontece no Ginásio do Colégio Santa Rita, com abertura prevista para 18h do dia 29 de setembro.  Na programação há shows musicais, oficinas, aulas-show e ainda a presença de expositores de floriculturas, artesanato, de produtores de mel de abelha, do café da UFPB, exposição de telas e ainda área gastronômica pra você poder provar as comidinha produzidas na hora.

Para o presidente da Atura, Leonaldo Alves, o Festival das Flores motiva a cadeia produtiva do município e da região. E a ideia do evento é que os visitantes se interessem pelo turismo de experiência e voltem a Areia para vivenciar todo seu potencial turístico.

A entrada é de graça, mas é pedido um quilo de alimento para ajudar na campanha do Natal Rural Iluminado que repassa as doações para comunidades do município.

Confira abaixo nossa programação:
Dia 30/09
9h- abertura dos stands
16h- Show Pequeno Bass
19h- Sexteto Potiguar
20h- Show de Jéssica Neves
Feira Gastronômica
9h às 22h
Oficinas
Encantando com Flores
Com Aldilene Vicente
Das 14h às 17h
Colégio Santa Rita
PANCS- Identificação e aplicação na culinária
Com Naysa Flávia e Leny Duarte
14h às 17h
Colégio Santa Rita
Aula-show
Microverdes na Gastronomia
Com Chef Houston
Às 18h
Colégio Sant Rita
Dia 01/10
9h- Abertura dos stands
15h- Aula-show Vegas Food- Com Alan Marynez e Carla Fernandes
16h- Show com Yan Caio
17h- Encerramento dos stands
Feira Gastronômica
9h às 17h

Assessoria de imprensa