Aena Brasil desativa Sistema Elo e ainda não sabe o que fazer com os equipamentos

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Em 2018, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, passou a contar com o Elo –  um sistema que permite que os passageiros embarquem e desembarquem passando por um corredor climatizado, equipamento que substitui os fingers (pontes) nos aeroportos que não contam com essa estrutura. O investimento da Infraero –  na época em que administrava o aeroporto – foi de R$ 10,5 milhões. O Aeroporto de Campina Grande/João Suassuna passou a contar com o Elo também, com investimento de R$ 8,7 mil. 

Com a concessão passando para as mãos da iniciativa privada – a Aena Brasil venceu o leilão – a empresa espanhola apresentou um grande projeto de reforma e ampliação dos dois aeroportos paraibanos. O João Suassuna será inaugurado nesta sexta-feira (06). O Castro Pinto ganhou dois fingers (pontes de embarque e desembarque), tornando os quatro Elos que recebeu obsoletos, assim como os dois de Campina Grande.

Toda a estrutura dos Elos, entretanto, foi colocada em áreas ermas dos aeroportos, como se fossem sucatas. À reportagem do TURISMO EM FOCO, a Aena Brasil informou, por meio da assessoria de imprensa, que, “para cumprir com as normas aeroportuárias mais modernas, visando sempre o máximo conforto para os passageiros, o uso do Elo será descontinuado. Com a ampliação do pátio da aviação comercial, algumas distâncias requerem que o trajeto do embarque seja feito de ônibus. O equipamento será oportunamente desmontado e sua destinação ainda está sendo definida. O pátio atual, em que se encontram os Elos, será destinado à aviação geral.”

 

A estrutura foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a Infraero e a empresa gaúcha Ortobras, especializada em acessibilidade. Com 100% de tecnologia nacional, o sistema se diferencia da estrutura suspensa dos conhecidos “fingers” por estabelecer uma ligação com a aeronave a partir de uma passarela em solo que apresenta duas opções para chegar à porta do avião: por escada ou por um elevador, com capacidade para 225 kg, para uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. A contratada responsável pelo fornecimento e instalação dos Elos é a Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias (EBSA).

Fábio Cardoso