Turnê de Gilberto Gil, “Aquele Abraço”, encanta Lyon, na França 

Destaque Eventos Culturais

Depois da turnê “Nós, a gente”, em celebração aos 80 anos de Gilberto Gil em 2022, o cantor volta aos palcos europeus com a turnê “Aquele Abraço”. Em sua passagem por Lyon, na França, na segunda-feira, 9 de outubro, a jornalista Cecilia Avelino e o fotógrafo Dé Lins foram conferir de perto o que a família Gil preparou este ano.

Se a turnê de 2022, que deu origem à série da Amazon “Viajando com os Gils”, reuniu 26 membros da família, este ano Gil se apresenta com uma banda bem mais enxuta, composta apenas pelos filhos Bem e João, e pelos netos João e Flor.

Falando em Flor, Gil não esconde que ela é o seu xodó. O cantor explica em francês que Flor é a primeira neta mulher e acrescenta que, por ter sido alfabetizada em inglês, eles escolheram uma música desse idioma para cantar juntos. Avô e neta fazem um belo dueto da canção “Moon River”, de Frank Ocean.

Além disso, a família apresentou uma sequência de sambas, como “Chiclete com Banana” de Jackson do Pandeiro, e Gilberto Gil faz questão de apresentar cada compositor, bem como os grandes clássicos de sua carreira, como “Tempo Rei”, “Palco” e “Toda Menina Baiana”.

O show em Lyon aconteceu no Auditório da Orquestra da Cidade, um prédio com capacidade para 2.090 lugares, todos ocupados. Esse imenso público, composto por franceses e brasileiros, não parava de se questionar se aquela seria a última apresentação de Gilberto Gil na Europa e se o show representava o último abraço do artista. No entanto, a assessoria de Gil garantiu à nossa jornalista que, mesmo que esse formato de turnê intensa chegue ao fim em 2023, não significa que o cantor não voltará a se apresentar na Europa futuramente.

A turnê “Aquele Abraço” conta com 18 apresentações. O primeiro show foi em Dubai, no dia 29 de Setembro. A passagem do artista pela Europa conta ainda com shows em Berlin e Frankfurt na Alemanha; Roma, na Itália; Paris, Lyon e Cenon, na França, Londres, na Inglaterra; St. Polten, na Áustria, Milão, na Itália; Zurique, na Suíça; Luxemburgo; Bruxelas, na Bélgica; Barcelona, na Espanha; e Lisboa e Porto, em Portugal.

Fotos Dé Lins