Presidente da Fecomércio da Paraíba diz que empresários querem segurança e moradias no Centro Histórico de João Pessoa

Destaque Paraíba

O presidente da Federação do Comércio da Paraíba, Marconi Medeiros, afirmou, nesta quarta-feira (18), que os empresários estão dispostos a colaborar no processo de reocupação do Centro Histórico de João Pessoa seguindo todas as regras impostas para a sua preservação e respeitando todos os códigos que tragam intervenções sem descaracterizar aquela região.

No entanto, o empresário enfatizou que é necessária uma série de ações que tornem aquele ambiente seguro tanto para as pessoas quanto para os trabalhadores das empresas que atuam no comércio local. A insegurança será um dos pontos aos quais ele levantará durante uma audiência pública, que está sendo realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Marconi Medeiros afirmou que é necessária uma política de ocupação dos imóveis – respeitando as regras – para que, além de haver maior circulação de pessoas no comércio, os trabalhadores possam residir perto dos locais onde trabalham. Segundo ele, a maioria desses funcionários que atuam no comércio do Centro Histórico reside em bairros da Zona Sul da cidade, como Mangabeira e Valentina, e que a distância e tempo de locomoção pesam de forma negativa.

A audiência pública para debater sobre as regras, impedimentos e determinações para construções no Centro Histórico da Capital está sendo realizada em parceira da Câmara Municipal com a Assembleia Legislativa da Paraíba, com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba (Fecomércio PB) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O debate foi solicitado pelo presidente da Casa, Dinho (Avante), como parte do Plano de Ação apresentado recentemente pelo parlamentar para recuperar o Centro Histórico. “A idéia é debater a revitalização econômica, social e arquitetônica da área central de João Pessoa” afirmou o vereador. 

Fábio Cardoso