BTM é aberta em Fortaleza (CE) e deve reunir cerca de 5 mil profissionais do Turismo

Brasil Destaque

A 12ª edição do BTM – Brazil Travel Market foi aberta, nesta quinta-feira (19), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com discursos que continuam apontando os desafios que o turismo brasileiro tem de enfrentar para tornar o país mais competitivo no mercado internacional e, acima de tudo, no mercado doméstico. Um dos Ceos da BBC – empresa promotora da feira -, Bruno Mesquita, alertou sobre os elevados preços das passagens aéreas praticados pelas companhias aéreas, que estão limitando o número de passageiros, consequentemente, reduzindo a presença de turistas em diversos destinos.

O presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, Romero Rodrigues, afirmou que é urgente discutir uma política pública e privada que possa tornar as passagens aéreas mais competitivas dentro do país, reconhecendo as dificuldades que as companhias aéreas enfrentam em relação aos custos das operações. “Estamos abertos para discutir sobre esse tema na Comissão para encontrarmos um caminho que venha tornar o turismo interno mais acessível a todos”.

Para o secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, os números de turistas brasileiros que viajam dentro do Brasil ainda é muto pequeno em relação ao número de habitantes. Segundo ele, apenas 100 milhões de brasieiros viajam dos 201,5 milhões de habitantes. “São números que envergonha, porque não conseguimos vender o próprio país. O brasileiro não conhece o Brasil e precisamos de políticas que incentivem o turismo interno’, afirmou.

Caravanas de todo o país

Claudio Junior, Ceo da BBC, destacou a presença de inúmeras caravanas que chegaram a Fortaleza de diversos estados do país. O executivo destacou os grupos de Pernambuco e Rio Grande do Norte, além da Paraíba, que estão com mais de 150 agentes de viagens participando da feira. “Fizemos um grande investimento para convidar esses agentes, que são os principais motores da BBC”, apontou.

Nos dois dias da feira são esperadas as presenças de cerca de 5 mil profissionais do turismo brasileiro e internacional, entre expositores, agentes e operadores de viagens, órgãos de turismo, governos municipais, estaduais e federal, associações de classe da indústria do turismo, imprensa especializada e demais players do trade.

Nesse primeiro dia da BTM um dos destaques foi a capacitação promovida pelo Brand USA, responsável pela promoção turística dos Estados Unidos. O evento contou com a participação de mais de 250 agentes de viagens, que tiveram a oportunidade em que conheceram alguns diferenciais do potencial turístico dos Estados Unidos.

A BTM é considerada um dos melhores eventos B2B do Brasil e contará ainda com uma série de capacitações de destinos nacionais e internacionais, além de Rodadas de Negócios.

Fábio S. Cardoso – Foto: Mercado & Eventos