“Black Friday pode ser uma porta de entrada para novos clientes”

Cotidiano

Marcada para o próximo dia 24 de novembro, a Black Friday já se tornou uma data importante para o comércio no Brasil, sendo bastante aguardada pelos consumidores, já que promete reunir promoções para diversas categorias de produtos. Especialistas, no entanto, advertem: é necessário que as empresas tratem a data com responsabilidade. Feito isso, com um bom planejamento, é possível até mesmo transformar esses clientes em consumidores fiéis que buscam sua loja ao longo do ano.

O professor da Fundação Dom Cabral, Elimar Melo, destaca que, em primeiro lugar, é importante que, caso faça uma promoção de Black Friday, a oferta seja de fato real. “Não é pagar metade do dobro. Quando isso acontece, o cliente se vê traído e gera uma indisposição já de cara. Os descontos precisam ser reais. O óbvio precisa ser dito”, reforça.

Segundo ele, com descontos reais, mais que atingir o cliente, “surfando na onda” da pauta de possibilidades que existem com a data, a empresa constrói, junto ao seu público-alvo, uma credibilidade com a promoção. “Dessa forma, o Black Friday pode ser uma porta de entrada para novos clientes, mas também uma condição de privilegiar clientes antigos, com promoções específicas”, pontua.

E, aqui, entra a chave principal tantas vezes falada quando se trata de empreendedorismo: o planejamento, sem dúvida, é fundamental. “A Black Friday não se trata apenas de fazer dinheiro momentâneo”, pontua Elimar. Como sugestão, ele destaca a chamada CRM – Customer Relationship Management, uma ferramenta de trabalho que faz com que as empresas cuidem do cliente em todas as etapas. Trata-se de um sistema de vendas para registrar e organizar todos os pontos de contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa, sendo também importante para fazer abordagens mais eficientes, já que armazena o histórico do cliente potencial.

“Conhecendo meu cliente, eu posso ofertar o que ele possa querer. Quando as pessoas procuram a Black Friday, elas estão em busca do preço, mas com planejamento estratégico é possível fazer com que as pessoas passem a conhecer minha marca, vejam credibilidade na minha loja por meio dos descontos reais que eu ofereço e se tornem clientes que retornem ao meu espaço por me perceberem como uma referência no setor”, destaca o professor da FDC.

Por último, ele sugere: é importante que ele tenha um prazo específico, para gerar a sensação de oportunidade. “Black Friday é Black Friday e ponto. Caso o empreendedor deseje fazer uma promoção com o estoque que restar, ele pode até fazer, mas dando outro nome à ação, como saldão de fim de ano, ou saldão para zerar o estoque. É importante que o consumidor tenha em mente que a oportunidade da Black Friday só vai acontecer naquele momento”, finaliza.

Confira 5 dicas para o empreendedor aproveitar a Black Friday para reter clientes:

1. Ofereça descontos reais e verossímeis ao seu cliente. Cliente que se sente traído não volta à loja, nem para perguntar o preço.

2. Faça uma boa divulgação do seu negócio – isso vale para o ano inteiro.

3. Conheça o cliente: através de ferramentas como o CRM, é possível oferecer ao público-alvo ofertas condizentes com suas necessidades.

4. Lembre-se de investir na qualidade do atendimento. Mesmo com descontos imperdíveis, um mau atendimento pode fazer com que o cliente não queira voltar ao estabelecimento.

5. Coloque um prazo específico e claro para a oferta: é necessário despertar no consumidor a sensação de oportunidade.

Assessoria de imprensa