João Pessoa é um dos destinos mais procurados neste feriadão de Finados

Destaque Paraíba

O Ministério do Turismo informou que o feriado do Dia de Finados, nesta quinta-feira (01), deve provocar um movimento intenso nos principais aeroportos do país. Estão sendo esperados mais de 3,5 milhões de passageiros que irão cruzar o Brasil rumo aos mais variados destinos. Os números apontam um crescimento de 29,6% em relação ao feriado anterior – com base em dados das administradoras dos terminais aéreos nacionais.

João Pessoa está entre os destinos mais procurados do Nordeste, conforme o Ministério, assim como Salvador, Recife, Porto Seguro, Natal e Fortaleza, além do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Foz do Iguaçu, Vitória e cidades do interior de São Paulo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, fala que a expectativa é que neste final de ano os números do setor sejam ainda mais positivos. O fluxo intenso nos aeroportos reflete o aquecimento da economia e a maior contribuição do turismo para impulsionar o crescimento do país. “Com os feriados de novembro e as festas de fim de ano, a movimentação turística no país tende a ser maior. Essas datas abrem oportunidades para atrair visitantes e contribuir com a economia brasileira”, afirmou.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, prevê a circulação de 690 mil passageiros durante o feriado prolongado, entre os dias 1º e 6 de novembro de 2023. Outro terminal que estará movimentado será o de Viracopos, em Campinas (SP), onde deve passar aproximadamente 246 mil viajantes.

Já os locais administrados pela CCR nas regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte deverão atrair cerca de 230 mil turistas. O maior número deverá ser registrado em Curitiba, onde são esperadas 70 mil pessoas neste período. Na sequência, aparecem Goiânia, com previsão de 40 mil embarques e desembarques, e Foz do Iguaçu, com expectativa de 28 mil viajantes.

Os 17 aeroportos operados pela Infraero devem receber 190,4 mil passageiros durante o período entre a véspera e o retorno do feriadão. Estão previstos 1.728 voos no período, entre pousos e decolagens.

Redação com assessoria de imprensa