Aeroporto de Congonhas conta com ônibus 100% elétrico Higer

Brasil

A partir desta semana, os passageiros do aeroporto de Congonhas, administrado pela Aena, vão contar com mais conforto ao utilizarem o embarque ou o desembarque remoto, realizado com o auxílio de ônibus. Entraram em fase de testes no terminal veículos elétricos HIGER Azure A12BR. Desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, numa parceria entre a TEVX Motors, a Higer e a Engie, o modelo tem zero emissão de gases e ruídos, com autonomia de 270 km.

Projetado com piso baixo total e um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão, o ônibus permite que o embarque de passageiros com dificuldade de locomoção seja realizado de forma muito mais segura e confortável. Na parte interna, o veículo ainda conta com corredores largos e rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida.

“Esse é mais um passo importante para levar a tecnologia da eletromobilidade para o cotidiano das pessoas, de forma a valorizar a segurança, o conforto e, principalmente a acessibilidade de todos”, enaltece Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para a América Latina.

Para o diretor de Infraestrutura, Operações e TI da Aena, Raúl Moya, a parceria entre a Aena e a Engie tem como objetivo oferecer o melhor para os passageiros, tanto em conforto quanto em sustentabilidade. “O nosso objetivo é alcançar a marca de 100% da frota de Congonhas com ônibus elétricos, reafirmando nosso compromisso com a descarbonização e a inovação”, destacou.

Outro diferencial do veículo é a aposta no conforto e na comodidade, como luzes coloridas de LED, um maior número de carregadores USB bem distribuídos e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais nas laterais. A solução oferece um ambiente mais climatizado em qualquer estação do ano, o que é complementado por vidros com tratamento UV. Esse será o segundo teste do veículo em aeroportos, a primeira simulação ocorreu no aeroporto do Recife, também dentro da parceria com Engie e Aena.

Assessoria de imprensa