Paraíba tem quatro representantes na disputa do Prêmio Nacional do Turismo

Destaque Paraíba

O Ministério do Turismo publicou na sexta-feira (17) o resultado definitivo dos finalistas do Prêmio Nacional do Turismo, um reconhecimento às melhores práticas e talentos do setor no Brasil. Com o tema “O Turismo Transformando Vidas”, a seleção conta com 24 candidatos na categoria “Profissionais de Destaque” e outros 30 no grupo “Iniciativas de Destaque”, escolhidos por uma comissão julgadora e definidos após um prazo para a apresentação de recursos.

A Paraíba terá quatro representantes nessa seleta final. A empresária Maria Julia de Albuquerque Baracho, proprietária da Cachaça e Pousada Triunfo, na disputa na categoria  ‘Mulheres Empreendedoras no Turismo’; as Prefeituras de Cabedelo na categoria ‘Promoção e Marketing no Turismo’ com a campanha ‘Aqui é Cabedelo’;  da Cabaceiras (A Roliúde Nordestina) e Areia (Criação curricular fundamentos básicos do Turismo na Rede Municipal de Ensino) na categoria Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo.

Confira AQUI o resultado em ordem meramente alfabética, o que não representa a colocação de pontuação atribuída pela comissão julgadora.

O grupo “Profissionais de Destaque” reúne 8 categorias, com 3 finalistas em cada uma: Academia; Governo – Dirigentes e Parlamentares; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no Turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo. Por decisão da comissão julgadora, foi excluída do Prêmio a categoria “Organizações Não Governamentais”.

Já as “Iniciativas de destaque” envolvem pessoas jurídicas e têm 10 categorias, também com 3 finalistas em cada uma: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, parabenizou os selecionados para a premiação e ressalta a contribuição dos trabalhos para o desenvolvimento do setor. “Estamos falando de pessoas e instituições que fazem o turismo acontecer da melhor forma possível lá na ponta, nos destinos nacionais, ajudando a consolidar este mercado que movimenta tantas cadeias produtivas da economia. Isso tudo se soma ao nosso trabalho de fortalecimento do setor e representa mais um passo rumo ao crescimento sustentável da atividade turística brasileira”, celebra.

Os “Profissionais de Destaque” ainda serão submetidos a uma votação popular, disponível de 20 de novembro a 1º de dezembro, pelo endereço eletrônico Link. A premiação vai ser feita na forma de troféus, entregues aos vencedores de cada categoria, e certificados, conferidos aos demais finalistas. No caso das “Iniciativas de Destaque” a premiação será concedida na forma de troféus de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar).

O anúncio dos vencedores do Prêmio Nacional do Turismo ocorrerá no dia 16 de dezembro deste ano, na cidade de Brasília/DF, durante o Salão do Turismo 2023: Conheça o Brasil.

Fábio Cardoso com assessoria de imprensa