Conheça os oito destinos “queridinhos” na lista dos viajantes brasileiros para o próximo ano

Cotidiano

Os viajantes brasileiros estão cada vez mais interessados em escapar dos roteiros tradicionais e mergulhar em novas experiências. É o revela a pesquisa feita pela plataforma de viagem Booking.com, que trouxe as tendências de viagens para destinos nacionais em 2024.

De acordo com o levantamento, feito com base nos destinos que registraram um maior crescimento anual no número de reservas, a cidade de Olímpia, no interior de São Paulo, está entre os locais mais buscados. A cidade é famosa pelas águas termais e parques aquáticos e também tem opções como museus e festivais culturais também estão presentes para serem adicionados ao roteiro.

Foz do Iguaçu, no Paraná, também entrou na lista, sendo destino buscado por aqueles que querem estar perto da água e ter a sensação de relaxamento. Repleta de belezas naturais, o município abriga o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu, consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco e uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Outro destino queridinho mais buscado pela plataforma é Petrópolis, que fica no estado do Rio de Janeiro. Além do circuito histórico, é possível conhecer as cervejarias locais e saber mais sobre o processo de produção da bebida, explorar as trilhas e a natureza da região serrana carioca.

Seguindo o desejo de interiorização, Poços de Caldas, em Minas Gerais, entrou na lista como um ótimo lugar para quem quer provar as tradicionais delícias mineiras, como os pães, cafés, doces artesanais, queijos e cachaças. O local é perfeito para que quer experimentar culinárias locais durante as férias, de acordo com o Booking.com.

Brasília, no Distrito Federal, aparece como uma opção para quem busca fazer turismo cívico, sendo a capital um marco com diferentes pontos da República. Além disso, a cidade se destaca pela famosa arquitetura com diversas obras de Oscar Niemeyer e planejamento urbanístico de Lúcio Costa.

Apesar de não estar localizada no litoral brasileiro, Teresina (PI), tem entrado no roteiro de muitos viajantes. Banhada por dois rios que cortam a cidade: Poti e Parnaíba, é um ótimo lugar para visitar durante as férias. Inclusive, é no Parque Ambiental do Encontro dos Rios que eles se encontram. Bem arborizada, a cidade possuiu áreas verdes, trilhas e mirantes.

Outro destino procurado tem sido Ouro Preto (MG), ideal para quem gosta de passeios culturais e históricos. A cidade reúne edifícios e monumentos bem preservados, como as muitas igrejas barrocas centenárias, com os desenhos e obras do escultor e arquiteto Aleijadinho.

Por fim, Blumenau, em Santa Catarina, fecha a lista. Famosa pelos tradicionais eventos e festas relacionados à cerveja, e pelos edifícios inspirados na arquitetura típica da Alemanha, o destino se destaca principalmente durante a Oktoberfest, famoso festival alemão regado à bebida.

A PESQUISA – Encomendada pela Booking.com, a pesquisa Previsões de Viagem para 2024 foi realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 27.730 pessoas em 33 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-line em julho de 2023.

Assessoria de imprensa