Aeroporto de Campina Grande bate recorde histórico com movimento superior a 200 mil passageiros até novembro de 2023

Destaque Paraíba

O Aeroporto de Campina Grande/João Suassuna ultrapassou pela primeira vez na história um número de 200 mil passageiros embarcando e desembarcando no ano. No acumulado de 2022 passaram pelo aeroporto 124.896 passageiros. Conforme dados divulgados pela Aena Brasil – empresa espanhola que administra o equipamento -, no acumulado de 2023, o aeroporto registrou a passagem pelos portões de 200.257 pessoas, um aumento de 60,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

No mês de novembro esse crescimento no movimento de passageiros passou a casa dos 250% comparado com novembro de 2022. Neste ano, o João Suassuna registrou o embarque e desembarques de 25.049 passageiros, alta de 258,9%. Em novembro de 2022, 6.980 pessoas passaram pelos portões do aeroporto, uma queda de 36,3% comparado com o mesmo período de 2021. 

De acordo com a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, esses dados são resultado de ações do Governo do Estado no fortalecimento dos aeroportos – de Campina Grande e João Pessoa – com crescimento exponencial, que devem apresentar números ainda maiores com as novas operações da Latam Brasil no Aeroporto Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. A companhia aérea fechou parceria com o Governo e irá ampliar a sua malha aérea.

Foi assinado no dia cinco de dezembro um Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) entre o governo e a Latam, que irá garantir uma frequência de 280 voos mensais da empresa nos aeroportos paraibanos. O Tare prevê o fluxo de 20 voos semanais entre João Pessoa e Brasília; 42 voos semanais entre João Pessoa e São Paulo; quatro voos semanais entre Campina Grande e Fortaleza; e 4 voos semanais entre Campina Grande e Recife.

Rosália Lucas destacou ainda que o aeroporto de Campina Grande passou a ser um mini-hub da Azul Linhas Aéreas, “um fato histórico”, segundo ela, que está impulsionando o desenvolvimento de toda a região do entorno da cidade e consequentemente de toda a Paraíba, “no Turismo, na distribuição de cargas e produção”.

“É abrir as portas da Paraíba para o desenvolvimento de todas as regiões. Campina Grande passou a ser esse hub para o Cariri, o Brejo, o Agreste e o Sertão. É o resultado de políticas públicas de interiorização do Turismo chegando a todas as regiões da Paraíba, do Litoral – nossa porta de entrada – ao Sertão, contemplando a todos”.

Fábio Cardoso