O ano de 2023 foi marcado por diversas vitórias, especialmente de mulheres empreendedoras de Areia, no Brejo da Paraíba. Foi o ano em que duas mulheres com empreendimentos rurais conquistaram o primeiro lugar em categorias do Prêmio Internacional de Turismo, no Panamá. A entrega do prêmio de Maria Júlia Baracho e Luciana Balbino aconteceu em setembro, numa cerimônia que reuniu representantes do turismo mundial e jornalistas especializados.
Com a bandeira da Paraíba e do Brasil, Luciana e Maria Júlia comemoraram os anos dedicados ao turismo sustentável realizado em Areia. Maria Júlia, em parceria com seu marido e filhos, administra o Engenho Triunfo. Um empreendimento que fica na entrada de Areia para quem sobe a serra por Alagoa Grande e que recebe de 500 a 700 visitantes por semana. Ela lida com economia criativa, pensando em atrativos de preservação do meio ambiente. E que emprega mais de 100 pessoas da cidade. Maria Júlia também é sócia-proprietária do Hotel Triunfo, uma hospedaria com 11 anos de história e com instalações diferenciadas.
Luciana Balbino é a representante do Restaurante Rural Vó Maria, criado pela associação de moradores de Chã de Jardim. Além de servir comidas cultivadas por agricultores do município, produz polpa de fruta, tudo com a integração dos associados. Ela também é dona do Sítio Casa de Vó que também investe em empregabilidade local e é opção de lazer em Areia.
Elas duas percorrem o país dando palestras sobre empreendedorismo rural, como mulheres protagonistas de casos de sucesso. Além disso, Maria Júlia é finalista do Prêmio Nacional de Turismo cuja iniciativa é do Ministério do Turismo. Dia 16 vão ser anunciados os vencedores em uma cerimônia em Brasília-DF.
A capital paraibana da cachaça também ganhou títulos este ano. Doze destilados foram premiados em Bruxelas. Alguns da Cachaça Triunfo, marca produzida pelo engenho de Maria Júlia e Antônio Augusto Baracho, marido dela.
Ambas, Luciana e Maria Júlia, integram a Associação de Turismo de Areia-PB, a Atura. Associação que ganha força a cada ano que passa, pelos inúmeros projetos que desenvolve, como a Rota do Café, a Rota do Mel, o Festival das Flores, São João da Atura, Natal Rural Iluminado e a Estrada das Bougainvilles. Essa ultima ação pretende unir as cidades de Areia e Remígio com o plantio de mudas de bougainvilles adquiridas por meio de recursos de emenda parlamentar.
Segundo Luciana Balbino, o ano é reflexo de um trabalho em equipe cultivado todos os anos com muito empenho.
Para Maria Júlia, o prêmio recebido pela Organização Mundial dos Jornalistas de Turismo, como melhor atrativo turístico do mundo e a indicação nacional na categoria mulheres empreendedoras no turismo, com tema ‘turismo que transforma vidas’, é de um pleno reconhecimento do trabalho. “Isso me tornou ainda mais responsável pelo que cativei”.
Em 2024, elas já anunciam ampliações em seus serviços e marcas, acreditando no fomento do turismo em Areia e no Brejo da Paraíba.
Assessoria de imprensa