Painel de Inteligência de Dados Turísticos “acaba com o achômetro no turismo da Paraíba”

Destaque Paraíba

“Acabou o achômetro no turismo da Paraíba”. Com essas palavras, o presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Ferdinando Lucena, lançou, nesta terça-feira (19), o Genius – Painel de Inteligência de Dados Turísticos da PBTur. A nova plataforma reúne dados reais sobre o fluxo de passageiros que chegam e saem dos Aeroportos de João Pessoa/Presidente Castro Pinto e Campina Grande/João Suassuna; taxa de ocupação dos meios de hospedagem; o mercado de trabalho relacionado ao turismo e as finanças públicas destinadas à atividade, entre outros dados estratégicos para o desenvolvimento de projetos e ações de políticas públicas.

De acordo com Ferdinando Lucena, os dados que estão inseridos na plataforma refletem a realidade das atividades relacionadas ao Turismo. “Eles traduzem a realidade do trabalho para o planejamento e os resultados sejam mais assertivos. É muito difícil investir onde não se conhece e, a partir de agora, a Paraíba se insere entre os estados com mais competência e credibilidade”. 

Para Rosália Lucas, secretária de Turismo e de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, os dados disponíveis no Painel são apenas o início da estratégia da Setde e PBTur, de tornarem públicas as informações do turismo na Paraíba. “Com essa iniciativa, pretendemos fortalecer o setor, atrair mais visitantes e gerar mais renda para o estado”, pontuou.

“Estamos desenvolvendo o Radar de Inteligência que irá acrescentar esse trabalho, tornando a Paraíba um estado ainda mais confiável para investimentos”.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, destacou que o Turismo paraibano fica mais forte com informações mais precisas, refletindo o que está acontecendo e dando maior credibilidade às instituições locais.

Ele afirmou ainda que a Prefeitura pessoense está à disposição, como parceira do Governo do Estado, para ampliar o processo de captação de informações. 

O presidente da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), Rodrigo Pinto, afirmou que o Painel dará um norte onde os investidores poderão colocar o seu dinheiro em futuros projetos, com melhores resultados e mais eficientes.

O Genius pode ser acessado pelo site www.genius.pbtur.pb.gov.br. Para saber informações mais detalhadas em cada tópico, é preciso clicar no período (ano/mês) e ele mostra a comparação referente ao outro ano. A ferramenta também irá disponibilizar mensalmente boletins, com a análise dos dados.

O painel foi apresentado em uma coletiva de imprensa, com a presença do presidente da PBTur, Ferdinando Lucena; da secretária de Turismo do Estado, Rosália Lucas; do secretário executivo de Turismo, Delano Tavares; do presidente da ABIH, Rodrigo Pinto; do Diretor da Aena, Jorge Odir; de Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB; Eurico Sprakel, analista de Planejamento do IBGE, além do Diretor de Marketing da PBTur, Allan Sales, e do gestor de Inteligência de Mercados, Competitividade e Inovação da PBTur, Marcus Abrantes.

Fábio Cardoso com assessoria de imprensa