Anvisa e MP endurecem contra uso de cigarro eletrônico e quem for pego será retirado dos shows do Fest Verão

Destaque Paraíba

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério Público da Paraíba decidiram endurecer para combater o consumo do cigarro eletrônico em eventos. Nesta terça-feira (26), a direção do Fest Verão Paraíba divulgou uma nota na sua conta do Instagram (@festverao_pb) informando que está proibido o consumo de cigarros eletrônicos, vaporizadores ou similares no interior da arena onde serão realizados os shows.

A nota informa ainda que, por determinação do Ministério Público da Paraíba, serão realizadas revistas entre as pessoas presentes nos shows para coibir o consumo dos cigarros e quem for encontrado com os produtos será convidado a se retirar do evento. 

Em Cabedelo – O Fest Verão Paraíba 2024 terá início no dia 6 de janeiro com Xand Avião, Bell Marques, Alok e Hugo & Guilherme. No dia 13 de janeiro, sobem ao palco do festival Wesley Safadão, Mari Fernandes, Maiara & Maraísa e Eric Land. E para fechar o evento com toda a energia, uma noite de Rock. As atrações do dia 20 de janeiro serão: Marcelo Falcão, Jota Quest, Paralamas do Sucesso e Maneva.

OMS pede mais controle sobre cigarros eletrônicos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta para os riscos dos cigarros eletrônicos. A organização sugere aos países que tratem esses dispositivos eletrônicos de fumar da mesma forma que o tabaco é tratado. Com adoção de medidas de controle e a proibição dos dispositivos com sabor.

Embora os cigarros eletrônicos sejam proibidos no Brasil desde 2009, cerca de 2,2 milhões de pessoas usam esses dispositivos para fumar, conforme pesquisa do Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria. A maior parte, jovens.

A Associação Médica Brasileira (AMB) alerta que a maioria absoluta dos vapes contém nicotina – droga psicoativa responsável pela dependência e que, ao ser inalada, chega ao cérebro entre sete e 19 segundos, liberando substâncias químicas que trazem sensação imediata de prazer.

Fábio Cardoso e Agência Brasil