Corredor Turístico apresenta grupos de música de câmara na APL e Centro Cultural São Francisco

Destaque Eventos Culturais

A opção de lazer desta sexta-feira (12), em João Pessoa, são atrações do projeto Corredor Turístico Duque de Caxias, no Centro Histórico. No polo da Academia Paraibana de Letras (APL) se apresentam o grupo J. Pistão Naipe de Trombones, às 17h. No polo do Centro Cultural São Francisco, haverá a tradicional ‘Ave Maria’, cantada pela soprano Izadora França, Santa Cecília Ensemble, Duo Fernandes-Freire, Quinteto Geraldo Rocha e a harpista Karen Adrielle.

A entrada é aberta ao público, não precisa pagar pelo ingresso, apenas entrar no Sympla (Polo APL https://abre.ai/hUFJ/ Polo CCSF https://abre.ai/hUFL) pegar seu voucher de entrada, uma vez que Centro Cultural e a APL tem lotação reduzida.

As apresentações do Polo CCSF será com música vocal e de câmera, com recitais iniciando às 18h. A ‘Ave Maria’ é uma oração católica musicada por diversos compositores ao redor do mundo, de autoria de Johann Sebastian Bach (1685-1750), Charles-François Gounod (1818-1893) cantada pela soprano Izadora França, acompanhada pela harpista Karen Adrielle. Logo após será executado o ‘Concerto No. 10 para 4 Violinos’, ‘RV 580 Op. 3 – I’ movimento de Antônio Lucio Vivaldi (1678-1741) pelo grupo Santa Cecília Ensemble, composto por Beatriz Vilar (1° violino), Júlia Fernandes (2° violino), Tácila Ramos (3° violino), Emanuele Lopes (4° violino) e Rômulo Pessoa (baixo contínuo).

Na sequência serão tocados três duos para violoncelo (‘I movimento’) de Ludwig van Beethoven (1770-1827) executado por Fernandes-Freire, Júlia Fernandes (violino), Rômulo Freire (violoncelo). No repertório está incluído ‘Verano Porteño’, Astor Pantaleon Piazzolla (1921-1992), com arranjo de Carlos Anísio; ‘Carinhoso’ de Alfredo da Rocha Vianna Filho ‘Pixinguinha” (1897-1973) e Carlos Alberto Ferreira Braga ‘Braguinha’ (1907-2006), com arranjo de Alex Klein; André de Sapato Novo de André Vitor Correia (1888-1948), com arranjo de Gilvandro Neto.

Depois se apresenta o Quinteto Geraldo Rocha, formado por Tiago Leite (flauta), Roosewelt Félix (oboé), Gilvandro Neto (clarinete), Douglas Feliciano (trompa) e Misael Silva (fagote), com participação especial de Netto dos Santos (pandeiro).

A estudante de direito da UFPB, Neomara Santos, que esteve no recital de quinta-feira (11), comentou que nunca tinha assistido uma apresentação tão bonita e marcante. “Toda a atmosfera do lugar deixa tudo muito mais bonito, além de ser um passeio turístico e cultural ao mesmo tempo”, acrescentou Neomara Santos.

Já a professora de alunos especiais, Nilma Lucena, que veio de Patos, interior do Estado para passar as férias, parabenizou a Prefeitura. “Eu parabenizo pela iniciativa. Eu chorei ao escutar a ‘Ave Maria’”, disse a professora Nilma.

Izadora França – Natural de João Pessoa, iniciou seus estudos musicais com a mãe, Fátima França. Aos cinco anos, já integrava o Coral Infantil da UFPB, sob a regência de João Gadelha, atuando como coralista e solista. Completou sua formação musical na UFPB, estudando teoria e violino com Yerko Tabilo, e graduou-se em Bacharelado de Música com habilitação em violino. Participou de várias orquestras e integrou o Coro de Câmara Villa-Lobos de 2002 a 2007.

Como cantora, gravou diversos CDs e foi membro da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa de 2005-2013. Estudou canto com vários professores e participou de master classes renomadas. Foi fundadora do Quarteto de Cordas e Voz – Quarta Justa, atuando como primeiro violino e cantora. Participou do Festival Internacional de Música de Campos do Jordão em 2010 e teve atuações destacadas como soprano solista.

Entre 2008 e 2013, foi professora de violino e, em 2013, ingressou no Madrigal da Universidade Federal da Bahia. Realizou várias apresentações solistas em Salvador, retornando a João Pessoa em 2020 para se dedicar ao Coral Gazzi de Sá e ao projeto de extensão da UFPB. Recentemente, participou do Festival de Ópera de Pernambuco em 2022 e 2023, interpretando papeis principais em óperas renomadas.

Karen Adrielle – Iniciou seus estudos em música na escola do prof. Elvis Chaves, onde concluiu o Curso de Teclado Arranjador em 2014. Atualmente, é graduanda da Licenciatura em Música pela UFPB com habilitação em teclado, estuda Harpa sob a orientação da professora Mônica Cury e é soprano e corista do Coral Universitário UNIPÊ. Atuou como membro do Laboratório de Ética Sonora e do Projeto Interouvir da UFPB. É integrante da Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB.

Santa Cecília Ensamble – Composto por quatro violinistas estudantes do curso de Bacharelado em Música da UFPB, sob orientação da professora Dra. Sandra Aquino.

Tem como objetivo possibilitar experiências camerísticas durante o período de formação acadêmica e apresentar ao público um rico repertório composto ou arranjado para quatro violinos, presente em vários períodos da história da música. Integrado por Emanuele Lopes, Júlia Fernandes, Beatriz Vilar e Tácila Ramos, o grupo também conta com a participação do violoncelista Rômulo Freire Pessoa para a performance do Concerto para quatro violinos de Antônio Vivaldi.

Duo Fernandes-Freire – É composto pela violinista Júlia Fernandes e pelo violoncelista Romulo Freire Pessoa. Ambos participaram como bolsistas do festival de música Watari, em Campinas (SP), apresentando um vasto repertório de música de câmara com outros bolsistas e com professores renomados, como Cristian Budu, Jovana Trifunovic, Iberê Carvalho e André Micheletti. Além disso, são integrantes do Quinteto Cariri, grupo que atua interpretando e difundindo especialmente o repertório nordestino na música de concerto.

Quinteto Geraldo Rocha – Surgiu inicialmente pela necessidade dos integrantes de vivenciar outras formações características da música de câmara, para além das Orquestras e Bandas Sinfônicas. Atualmente em sua formação, o quinteto é constituído por estudantes e graduados nos cursos de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O QGR vem desenvolvendo uma permanente pesquisa dentro do repertório camerístico, compilando, editando, e interpretando principais obras para quinteto de sopros, além de explorar obras folclóricas, populares e obras originais contemporâneas. O grupo também busca conectar a música com uma proposta pedagógica, visando trazer contribuições valiosas para educação de jovens e comunidades, pensando na música de câmara dentro das escolas como um meio de democratização no acesso à arte e a cultura.

O projeto – O Corredor Turístico da Duque de Caxias é um projeto que está inserido no programa “Viva o Centro”, implementado pela Prefeitura de João Pessoa em parceria com o Governo do Estado, para promover a revitalização do Centro Histórico da Capital.

PROGRAMAÇÃO:
SEXTA-FEIRA (12)

POLO APL

Atração: J. Pistão Naipe de Trombones
Hora: 17h- Entrada gratuita
Ingressos de acesso pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/corredor-turistico-duque-de-caxias-j-pistao-naipe-de-trombones-da-rubacao-jazz/2301290

POLO CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO

Atrações: Izadora França, Santa Cecília Ensemble, Duo Fernandes-Freire, Quinteto Geraldo Rocha e a harpista Karen Adrielle.
Hora: 18h – Entrada gratuita
Ingressos de acesso pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/evento/corredor-turistico-duque-de-caxias-sao-francisco-copia/2302354

Secom João Pessoa