Aeroporto do Recife dá início às obras de requalificação do entorno do sítio aeroportuário

Aviação Brasil

A Aena inicia nesta sexta-feira (19) as ações de requalificação do entorno Aeroporto do Recife. A primeira etapa dos trabalhos, que começa a ser realizada nesta sexta-feira (19), inclui uma série de intervenções na calçada localizada na Av. Mascarenhas de Morais, no trecho que compreende o final do antigo terminal de passageiros até a Av. Centenário Alberto Santos Dumont. Da noite desta sexta-feira ao final da tarde do domingo, a faixa de ônibus precisará ser interditada.

Essa atividade faz parte de um grandioso projeto para o local, que inclui restauração da Praça Salgado Filho conforme o projeto original de Burle Marx, pela concessionária, que também adotará o espaço. A praça será integrada ao antigo terminal de passageiros. Hoje degradada, a edificação será totalmente requalificada, tornando-se um espaço de convivência para a população, com praça de alimentação, exposição permanente de obras de arte e modais de transporte terrestre.

Outras melhorias previstas para o local são a implantação de uma ciclofaixa, trazendo mais movimento e acessibilidade à área, e ao aeroporto. Também estão programadas a recuperação das calçadas contíguas ao muro do aeroporto, e a sua adequação às normas vigentes, de forma a restaurar a possibilidade de circulação nesse espaço.

Paralelamente, as intervenções vão permitir à Prefeitura do Recife realizar obras de drenagem neste trecho da Av. Mascarenhas de Morais, imprescindível para evitar os constantes alagamentos na área. A requalificação das calçadas, a ser executada pela Aena, tem um importante papel na viabilização dessa melhoria.

Para a realização do projeto, algumas árvores situadas na calçada, no trecho que vai passar pelas intervenções, serão removidas e substituídas por outras espécies. Pelas suas características, essas árvores tanto impedem a requalificação do passeio público, quanto afetam a integridade do pavimento e do muro, devido ao tipo de cresci

mento de suas raízes.

As intervenções vão melhorar ainda mais a experiência do passageiro no aeródromo da capital pernambucana, e da população de seu entorno, que passam a contar com mais conforto e mobilidade.

Período das atividades:
Sexta, 19, das 22h às 6h00 do sábado (20)
Sábado, 20, das 7h às 18h
Domingo, 21, 6h às 18h

Assessoria de imprensa