Mapa do Turismo da Paraíba conta com 60 municípios distribuídos em 11 regiões turísticas

Destaque Paraíba

O Governo da Paraíba lançou, nesta quarta-feira (24), em Campina Grande, o Mapa de Regionalização do Turismo paraibano, que faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro chancelado pelo Ministério do Turismo. O Mapa conta com 60 municípios distribuídos em 11 regiões turísticas. O trabalho é coordenado pelo diretor de Turismo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do Estado, Miguel Ângelo, interlocutor do Programa de Regionalização do Turismo. Confira o Mapa https://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home 

O Brejo é a região que conta com maior número de cidades (13), fortalecido pelo clima propício para a prática de esportes de aventura, mas acima de tudo, pela vocação histórica dos engenhos que produzem algumas das melhores cachaças do Brasil. Integram essa região Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Belém, Borborema, Dona Inês, Duas Estradas, Guarabira, Matinhas, Pilõezinhos, Solânea, Pirpirituba e Pilões.

O Cariri conta com 10 municípios na Mapa Regional paraibano, que possui alguns pontos turísticos emblemáticos como o Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, conhecida também como a Roliúde Nordestina, palco de diversas produções de filmes, minisséries e ensaios fotográficos. Integram essa região as cidades de Caraúbas, Congo, Monteiro, Prata, São Sebastião do Umbuzeiro, Soledade, Sumé, Taperoá e Boqueirão.  

O Vale do Paraíba é a terceira região com maior número de municípios em um total de oito.  São eles: Ingá, Itabaiana, Itatuba, Natuba, Pedras de Fogo, Pilar, São Miguel de Taipu e São José dos Ramos. Já o Vale dos Dinossauros conta com seis cidades: Joca Carneiro, Monte Horebe, Poço de José de Moura, São José de Piranhas, Serra Branca e Sousa. A região Vale dos Sertões também conta com seis municípios: Água Branca, Brejo do Cruz, Maturéia, Salgadinho, Santa Luzia e Catolé do Rocha.

A Serra da Borborema é uma região que conta com cinco municípios, que tem como destaque  Campina Grande, o destino indutor para o roteiro Paraibe-se, lançado nesta quarta-feira pelo Governo do Estado e formatado em parceria com a Azul Viagens, operadora de turismo oficial da Azul Linhas Aéreas. Fazem parte dessa região ainda Lagoa Seca, Pocinhos, Queimadas e Puxinanã.

O Mapa conta ainda com regiões que são protagonistas quando se faz referência ao sol e mar, como a Costa das Falésias, com o Conde, Pitimbu e Caaporã. Já na região Rota Sanhauá estão Cabedelo, João Pessoa e Lucena, que formam os principais e mais visitados roteiros pela Paraíba.

A Paraíba conta com mais três regiões com dois municípios cada. São elas Curimataú (Araruna e Tacima). Fórum Regional de Turismo Sustentável do Seridó (Baraúna e Sumé) e Vale do Mamanguape (Itapororoca e Mamanguape).

Desenvolvimento de políticas públicas

Desde 2004, a regionalização do turismo é considerada a estratégia central de atuação da política nacional, tendo sido oficialmente instituído como um programa pela portaria em 16 de maio de 2013.

Na prática, o Ministério do Turismo estimula que os municípios a se organizem em regiões turísticas, formadas por municípios com características similares ou complementares que se unem com o intuito de organizar a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística. Nessa lógica, mesmo que um município não possua uma clara vocação para o turismo, ele pode se beneficiar da atividade de maneira indireta (fornecendo, por exemplo, mão-de-obra ou produtos destinados a turistas).

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento de políticas públicas. Assim, é o Mapa que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente a partir de critérios pré-estabelecidos. Ou seja: se um município quiser participar da política nacional de turismo, ser beneficiário das ações do MTur ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão é necessário estar oficialmente no Mapa.

Fábio Cardoso