Bloco Rabo do Elefante promove I Encontro dos Tambores e desfila ao som de maracatu e frevo nas ruas de Baía Formosa

Destaque Paraíba

Movimento de prévia de carnaval alternativo surge em Baia Formosa a partir do Bloco Multicultural Rabo do Elefante que desfila pela 2ª vez, neste sábado (03), com diversas atrações e realiza o 1º Encontro dos Tambores de BF com a participação dos grupos de percussão Pau e Lata de Natal e As Calungas de João Pessoa. O evento também marcará o lançamento do Afro BF da comunidade Izô Ndâla. A concentração começa às 15h em frente ao Ponto de Cultura Associação Casa Formosa.

O Bloco Rabo do Elefante é uma das ações do projeto “Elefante – Folia com Cidadania” do Ponto de Cultura ONG Casa Formosa, concebido com o propósito de criar um produto cultural enraizado na identidade e história da comunidade de Baía Formosa. A iniciativa busca transcender as fronteiras das expressões artísticas ao incorporar múltiplas linguagens, proporcionando uma experiência rica que celebra a autenticidade cultural da região.

Rabo do Elefante – O nome do bloco é uma representação lúdica e geográfica que homenageia a localização peculiar de Baía Formosa no mapa do estado do Rio Grande do Norte, cujo contorno assemelha-se à silhueta de um elefante. A cidade fica localizada bem no “rabinho” do elefante já na divisa com o estado da Paraíba. Por isso, o bloco foi batizado de Rabo do Elefante.

O bloco não apenas se destaca como uma expressão festiva durante o Carnaval, mas também serve como um veículo para promover a cidadania através do resgate da memória coletiva e do patrimônio cultural compartilhado.

“A cidadania, dentro deste contexto, é entendida como o direito à preservação da memória, fortalecendo as identidades culturais que moldam a singularidade de Baía Formosa. O Bloco Rabo do Elefante emerge como um elo significativo no tecido social da cidade, inserindo-se de maneira inovadora no conceito de Cultura Popular de Rua. Essa abordagem agrega diversas linguagens artísticas e setores das artes e cultura, gerando valores que transcendem o espectro cultural para abraçar aspectos econômicos e sociais”, explicam as dirigentes da ONG Casa Formosa que é formada só por mulheres.

Nesse contexto, o projeto não é apenas uma celebração efêmera, mas uma plataforma dinâmica que visa fomentar a compreensão e a preservação das tradições locais, promovendo o orgulho cívico, a participação ativa da comunidade e, por fim, uma experiência culturalmente enriquecedora para todos os envolvidos.

Blocos alternativos: O blocos Rabo do Elefante e Afro BF vão se concentrar a partir das 15h, em frente ao Ponto de Cultura ONG Casa Formosa – na rua principal de entrada da Baía Formosa (próximo ao posto de saúde).

Programação

15:00 – Concentração dos Blocos Rabo do Elefante ne Afro BF
16:00 – Abertura – Encontro dos Tambores com Mestre Danúbio cantando com o grupo de percussão Pau e Lata(Natal) e a participação das Calungas(João Pessoa).
17:00 – Início do desfile ao som dos tambores e participação dos brincantes de cultura popular do grupo Urso Amigo de João Pessoa.
18:00 – Orquestra Potiguar de Frevo de Nova Cruz com Mestre Fuba recebe os foliões do arrasto dos tambores com o hino do Rabo do Elefante na frente da ONG Casa Formosa.
18:30 – Arrastão ao som da o frevo pelas ruas de Baia Formosa.
20:00 – Encerramento na frente do Ponto de Cultura Casa Formosa.

Assessoria de imprensa