Melhoria da infraestrutura e voos vão incrementar a Rota dos Festejos Juninos do Vale do Sertão da Paraíba

Destaque Eventos Culturais

Um dos aliados da nova Rota dos Festejos Juninos do Vale do Sertão – uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo) – são os investimentos que estão sendo realizados pelo Estado no sentido de dotar a região do Sertão de total infraestrutura. 

A Rota foi lançada no auditório do Sebrae-PB em Patos na semana passada e inicialmente conta com a participação de apenas três municípios (Patos, São Mamede e Santa Luzia). O roteiro pretende valorizar as raízes dos festejos juninos, fazendo com que os turistas fujam um pouco dos shows que atraem multidões, geralmente pagos, e que experimentem as raízes dessa que é uma das maiores festas populares do mundo.

Para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, a Rota Junina tem total apoio do governo e um compromisso do governador João Azevêdo com a interiorização do turismo, que vem fortalecendo a infraestrutura, permitindo que municípios como Patos recebam turistas de todo o país. Além de ‘desbravar’ caminhos com projetos de melhoria da malha rodoviária, o governo tem trabalhado para disponibilizar voos para as cidades do interior, a exemplo de Patos e Cajazeiras, que já contam com operação da Azul Conecta – empresa do grupo Azul Linhas Aéreas.

A Rota dos Festejos Juninos do Vale dos Sertões pretende enaltecer a cultura e fortalecer o sentimento de pertencimento nas comunidades sertanejas. O secretário executivo de Turismo da Paraíba, Delano Tavares, ressalta que a Rota Junina não se limitará a junho e julho, mas será uma celebração cultural durante todo o ano, valorizando tradições e impulsionando as economias locais.

Já a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, destaca que a rota proporcionará experiências únicas, desde casamentos coletivos em junho até deliciosas comidas típicas como milho assado, pamonha, canjica e tapioca. “E claro, não vai faltar a chance de experimentar os passos das quadrilhas juninas locais!”

Fábio Cardoso