Parque Bondinho Pão de Açúcar promove evento de sustentabilidade e apresenta resultados de 2023

Cotidiano

No início de 2024, o Parque Bondinho Pão de Açúcar sediou um evento para apresentar os resultados de 2023 do cumprimento do Termo de Adoção da Pista Claudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca. Os números apresentados destacaram o compromisso contínuo com o valor da sustentabilidade e a conservação ambiental. O evento foi um marco importante na jornada do Parque Bondinho, que engajado nessa missão, empreendeu muitos esforços nos últimos anos para a implantação deste importante trabalho e, diante dos excelentes resultados atingidos, considerou relevante dividir a experiência com a sociedade civil.

Estiveram presentes no local: representantes da unidade de conservação MoNa (Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca), da SMAC (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), da UniRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e da AMOUR (Associação dos Moradores da Urca), além de parte do time de sustentabilidade do Parque Bondinho Pão de Açúcar, entre outros.

O objetivo do encontro foi fazer uma entrega formal dos relatórios produzidos em 2023 e dar mais visibilidade ao trabalho feito na Unidade de Conservação. “Acreditamos que as informações não apenas destacam o nosso compromisso com a sustentabilidade, mas também funcionam como um rico material para a nossa comunidade. E muitas novidades estão previstas para 2024, e uma delas é o novo Projeto Caminhada Ecológica na Pista Claudio Coutinho e na Trilha Morro da Urca, que em breve será divulgado. E vale dizer que já estamos desenvolvendo um trabalho de enriquecimento da área florestal, viabilizando novos incrementos na área de conservação. Temos certeza que quando juntamos esforços, em prol do meio ambiente, mais resultados certeiros e vitoriosos temos”, afirma Diego Pereira, Gerente de Sustentabilidade do Parque Bondinho Pão de Açúcar.

Vale ressaltar que desde 2014, o Parque Bondinho formalizou o Termo de Adoção com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro de aproximadamente 38 mil m² de áreas verdes inseridas no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca – MoNa, em prol da recuperação e conservação da Pista Cláudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca. O Termo foi renovado até 2026 e integra importante iniciativa desenvolvida no âmbito do Programa Adote Rio, que é acompanhado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro (SMAC).

“São muitos os benefícios que enxergamos nessa parceria. Muitas ações já foram executadas e outras estão previstas, e todas só foram possíveis por causa dessa adoção. As áreas são muito bem cuidadas graças a manutenção que é feita constantemente. É gratificante enxergar que na nossa Unidade de Conservação tudo é executado de verdade, as coisas acontecem, e as milhares de visitas anuais demonstram isso”, comenta Marcelo Barros, biólogo e gestor do MoNa.

Do início da parceria até hoje, já foram investidos mais de R$ 1,4 milhão, incluindo a execução de um plano de melhorias estruturais, além da recuperação dos recursos naturais e da biodiversidade. Além disso, as transformações do ambiente resultaram em um melhor aproveitamento dos visitantes, que encontram atualmente no local um espaço de contemplação e de interpretação ambiental de beleza cênica ímpar.

“Estamos muito satisfeitos! Temos grandes parceiros como o Parque Bondinho Pão de Açúcar, e enxergamos aqui resultados muito bons com essa parceria. Estamos, inclusive, pensando formas de dar recompensas maiores para os principais adotantes”, comenta Ricardo Couto, Assessor da SMAC.

Dentre as ações que o Parque Bondinho Pão de Açúcar promove em decorrência dos compromissos assumidos na Adoção, incluem-se: serviços de limpeza das placas de sinalização, instalação de guarda-corpo, manutenção dos degraus e solo da trilha, coleta de resíduos sólidos, limpeza das áreas de drenagem, controle de espécies exóticas e plantio de espécies nativas, além do monitoramento de mais de 40 (quarenta) indicadores de impacto da visitação que representam, no contexto atual, um padrão de qualidade ambiental excelente.

Assessoria de imprensa