Turismo sustentável em jardins e reservas naturais ganha força no Brasil

Brasil

Rios caudalosos, vales rochosos e chapadas habitadas por animais nativos são algumas das paisagens brasileiras que atraem turistas apaixonados pela natureza. O turismo verde, ou turismo sustentável, encontra no Brasil um mar de possibilidades. Além de contribuir para a conservação do ecossistema, promove a conexão com a natureza.

A visitação aos parques naturais feita de forma responsável minimiza impactos negativos ao meio ambiente e garante viagens cheias de aprendizados sobre a fauna e a flora locais. Por isso, diversas áreas protegidas por lei que oferecem visitas guiadas e atividades educativas estão se tornando destinos turísticos cada vez mais procurados.

O turismo nas áreas preservadas é controlado e evita os efeitos do turismo mal planejado, como a poluição da água e do solo e o excesso de visitantes. Ainda serve como financiamento à preservação da região e manutenção dos centros de pesquisa ambiental.

Jardins botânicos

Os jardins botânicos são espaços de conservação da flora brasileira. Além da conscientização ambiental possibilitada pelas visitas, os jardins também se preocupam com a realização de pesquisas. As produções são responsáveis por ampliar o conhecimento sobre as diversas espécies de plantas do país.

Tanto o jardim botânico de São Paulo quanto o do Rio de Janeiro são exemplos bem-sucedidos de turismo sustentável e podem ser visitados mediante a compra de ingressos.

Parques nacionais e estaduais

Os parques espalhados por todo o país permitem o contato com diferentes tipos de vegetação. Do Pantanal à caatinga, é possível se aventurar em grandes cachoeiras e fazer longas trilhas.

A Reserva Natural Salto Morato, no Paraná, está localizada na maior parte contínua de Mata Atlântica do país. Ela possui quatro trilhas, sendo a da Figueira conhecida por levar à árvore centenária do Rio do Engenho, que abriga diversas plantas e animais.

O Parque Estadual do Ibitipoca, no estado de Minas Gerais, tem três circuitos como atrações. Nos trajetos de diferentes extensões e graus de dificuldade, o visitante contempla diferentes cachoeiras e lagos. Além disso, há várias cavernas e grutas abertas ao público.

No Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é constituído por quase 40% da caatinga protegida no país. Ele possui relevo diversificado e permite a observação de vales, serras e planícies. Na área tombada pelo Iphan, foram localizados sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, tornando-se uma fonte de história.

Estes destinos comprovam a imensa riqueza ecológica do Brasil. Os destinos encantam e são responsáveis pela preservação de variadas espécies animais e vegetais. Para as visitas, é importante conhecer as regras, como horários e dias de funcionamento, além dos níveis de dificuldade dos percursos.

Muitos deles possuem restaurantes, locais para acomodação, área para camping e lojas de lembranças. Para os que se apaixonam pelas plantas nativas, é possível comprar mudas pela internet, como na floricultura Campinas, ou em grandes viveiros.

De Norte a Sul, a principal lição que fica das paisagens e aventuras é a importância da conservação da biodiversidade. O turismo verde garante harmonia entre a natureza e as pessoas.

Redação