Fundação de Apoio ao IFPB comemora sucesso do primeiro Verão Funetec, em João Pessoa

Cotidiano

O primeiro Verão Funetec realizado pela Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec), neste sábado (9), no Espaço Oceano, sede do projeto Preamar, na Praia do Seixas, em João Pessoa, foi um sucesso de público. O evento se consolida como uma das ações estratégicas da Fundação de Apoio para integrar e inspirar seus parceiros, representantes de instituições federais e privadas de ensino, colaboradores e comunidade sobre as ações necessárias rumo a um futuro mais sustentável e inclusivo como preveem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) da agenda global.

Com o Tema “Sustentabilidade e Qualidade de Vida”, o Verão Funetec foi marcado por atividades educativas de limpeza de lixo à beira, distribuição de mudas de plantas frutíferas, mostra sobre a fauna e flora marinhas e a importância de preservação dos recifes de corais por meio da experiência da biotecnologia. Os participantes do evento também tiveram a oportunidade de receber orientações sobre os cuidados básicos com a saúde. Um dos pontos altos do evento foi a participação do grupo de percussão “Baticumlata”,formado principalmente por agentes de limpeza de João Pessoa.

“O Verão Funetec já é um sucesso, a começar pela quantidade de parceiros que conseguimos para realizarmos esse evento. É muito importante contarmos com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, com o Governo do Estado da Paraíba, o Instituto Federal da Paraíba e várias outras instituições e organizações privadas que estão aqui conosco”, declarou Rodrigo Barreto, superintendente da Funetec.

Ao confirmar a participação da Funetec na Conferência das Nações Unidas do próximo ano no Brasil, Rodrigo Barreto também ressaltou o objetivo do evento: “a ideia é disseminar as práticas de sustentabilidade e preservação ambiental na pauta que se impõe com a chegada da COP30 ao Brasil para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, complementou.

O Verão Funetec foi prestigiado pela reitora do IFPB, Mary Roberta, que enalteceu a iniciativa da Funetec de fortalecer parcerias em prol da educação ambiental:

“A Funetec vem seguindo os mesmos ideais do IFPB. A nossa missão envolve a questão da ética, da sustentabilidade, do trabalho em colaboração, e esse evento ele vem trazer, através de um bem maior nosso que é o mar, essa união com todos  os parceiros numa proposta de educação ambiental e de projeção da ciência como um elemento de desenvolvimento humano. Então, está de parabéns à Fundação, o Preamar e todos os parceiros que, junto com o IFPB, levam adiante essa luta de defesa do meio ambiente, de proteção à vida humana, animal e vegetal”, ressaltou a professora Mary Roberta.

O evento foi organizado pela diretoria de Comunicação e Marketing da Funetec, que aproveitou a oportunidade para agradecer a cobertura jornalística do Verão Funetec pela imprensa televisiva local, que também foi transmitido ao vivo pela TV Extremo Oriente.

“A gente conseguiu reunir muita gente bacana: os colaboradores, parceiros, a reitora do IFPB, que está aqui com a gente, e a comunidade que também participou. Fizemos catação de lixo à beira mar e trouxemos o Baticumlata da Emlur, que é conscientização ambiental, é limpeza, mas sobretudo também é cultura porque a gente está falando de uma cultura ambiental. Então a Funetec está contribuindo, trazendo essa temática, trazendo essa discussão, e a gente fica muito feliz com o sucesso do evento”, disse Rejane Negreiros, diretora de Comunicação da Funetec.

Vários pesquisadores que atuam no projeto Preamar participaram do Verão Funetec. “O dia de hoje representa a culminância não só do verão, mas de várias forças integradas em prol dos ODS. Aqui, no Espaço Oceano, além do eixo 14  “vida na água”, nós trabalhamos com a comunidade integrada nas ações de restauração do meio ambiente. A restauração do viveiro de corais está ali bem próximo, então isso é muito importante porque a gente consegue estar próximo, mas também receber grupos para mostrar o que é que é a gente cultiva, no fundo marinho, como agente faz na agricultura”, disse a pesquisadora da UFPB, Karina Massai, sobre a parceria do governo estadual, IFPB e o apoio da Funetec ao projeto Preamar.

Entre outras autoridades, o evento também foi prestigiado pelo pesquisador, ex-deputado Buba Germano, que enalteceu as ações da Funetec em defesa da sustentabilidade e qualidade em todas as regiões do estado:

“A Funetec é nossa parceira porque está realizando, em parceria com o município de Nova Palmeira, uma capacitação continuada para os professores da área de educação ambiental. Observamos que há um aporte de investimento muito alto na região dos parques eólicos, que são muito bem-vindos, mas que também traz danos ao nosso meio ambiente. Então, sustentabilidade é a gente chegar a esse ponto de equilíbrio”, informou.

Parceiros no Verão Funetec

Preamar, Espaço Oceano, DOM Agência de Publicidade, Inpact Pesquisas e Ação, Clube do Mergulho, Primeiro Sol, Personal da Aventura, ANID, Associação Guajiru, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEDEC),Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), EMLUR, Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (SEMAS), Escola de Enfermagem Nova Esperança,  Peritos em campo e TV Extremo Oriente.

Assessoria de imprensa