Com foco em chancela da UNESCO, Sabores da Pipa Festival Gastronômico divulga datas de sua terceira edição

Brasil

Aclamado por moradores locais, turistas e empresários por movimentar a economia da praia da Pipa durante a baixa estação, o Sabores da Pipa Festival Gastronômico está de volta. Entre os dias 11 e 21 de abril, o evento segue reunindo e valorizando a culinária cosmopolita da praia mais badalada do Rio Grande do Norte, com a proposta de unir e fortalecer toda a cadeia que a gastronomia abarca, fazendo chegar ao turista uma experiência rica e saborosa.

Desde a sua criação, o Sabores da Pipa destaca a criatividade e o talento dos chefs e empreendedores da região, dentro do conceito de Gastronomia km 0. Em 2024 não será diferente. Com a expectativa de reunir mais de 40 restaurantes participantes, o Festival incentiva a criação de versões exclusivas de entradas, pratos principais, drinks e sobremesas, comercializados a valores fixos para cada categoria, com preços girando em torno de 30% abaixo do tradicional.

Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO

O Sabores da Pipa Festival Gastronômico de 2024 também será o primeiro, dentre outros eventos com foco em turismo gastronômico, hospitalidade e agricultura familiar já programados, em atendimento às muitas premissas da candidatura município de Tibau do Sul à Rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO. Ele é parte de uma série de estratégias elaboradas pela comunidade local, em colaboração com autoridades e stakeholders, visando fortalecer o reconhecimento da região como um polo de turismo gastronômico mundial.

Ao aderir à Rede, Tibau do Sul compromete-se não apenas em compartilhar as melhores práticas em gastronomia, mas também em promover o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

“O Sabores da Pipa vem para unir o empresariado, marcas, prestadores de serviços, colaboradores, agências de turismo, receptivos, enfim, todo o trade turístico em prol da consolidação da região como destino gastronômico de excelência”, afirmou a realizadora do evento, Adrianne Ciantelli.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO engloba sete áreas criativas, incluindo gastronomia. Tibau do Sul, onde está localizada Pipa, será a primeira cidade no Nordeste brasileiro a se candidatar nesta categoria, juntando-se a outras quatro cidades brasileiras já reconhecidas pela UNESCO: Belém/PA, Florianópolis/SC, Belo Horizonte/MG e Paraty/RJ.

Gastronomia KM 0

O conceito de gastronomia KM 0 segue sendo adotado pelos restaurantes. Expandindo-se mundialmente, ele se baseia na ideia de consumir alimentos produzidos localmente, reduzindo assim a emissão de carbono associada ao transporte de produtos alimentícios. Ao aplicar este conceito nas criações culinárias do festival, os chefs locais não apenas promovem a sustentabilidade ambiental, mas também valorizam a agricultura local e fortalecem os laços com a comunidade.

Pontos do Sabor

Porções de degustação das criações gastronômicas serão comercializadas a preços populares, em um verdadeiro tour de delícias pelos espaços que foram batizado de Pontos do Sabor, onde o visitante terá a oportunidade de experimentar várias pequenas porções e escolher a sua favorita.

Oficinas e workshops

Oficinas e workshops, conduzidos por talentosos chefs locais, também fazem parte da programação. Sempre destacando o estilo autêntico e saboroso que é característico da região de Pipa. Além disso, serão oferecidas oficinas gratuitas de marketing digital para bares e restaurantes, assim como de fotografia de alimentos, abertas a moradores, turistas e profissionais da área. A grande novidade deste ano é a parceria com a Escola Agrícola de Jundiai – EAJ UFRN que irá ministrar oficinas e trará para o evento estudantes que terão a oportunidade conhecer algumas das muitas cozinhas profissionais na Praia da Pipa.

Arena Gastronômica Saberes e Sabores

Outra atração será a Arena Gastronômica Saberes e Sabores, que funcionará no último final de semana, com barracas de comidinhas, produtores locais e com a Ecofeira da Pipa, em espaço aberto ao público. A Arena ainda conta com espaço para patrocinadores e apoiadores, atrações musicais e manifestações artísticas. Um excelente momento para a família.

O Sabores da Pipa Festival Gastronômico é uma realização do “Lá na Casinha”, da empresária Adrianne Ciantelli, com o patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo.

Para mais informações e atualizações sobre o Sabores da Pipa Festival Gastronômico, siga-nos nas redes sociais:
Instagram: @saboresdapipaoficial

Facebook: Sabores da Pipa Festival Gastronômico
Youtube: Sabores da Pipa Festival Gastronômico
Email: saboresdapipa@gmail.com

🍃O Jardim das Ideias – Assessoria de Comunicação e Marketing