Comércio varejista da Paraíba tem maior alta do Brasil em fevereiro

Paraíba

O comércio varejista da Paraíba teve um crescimento de 5,7% no volume de vendas em fevereiro, na comparação com janeiro. Foi a maior alta registrada no país, que ficou com a média de 1% de crescimento nas vendas. Na comparação com fevereiro de 2023, o aumento nas vendas do varejo paraibano foi de 19,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Considerando o comércio varejista ampliado na Paraíba, o crescimento foi de 5,2% em relação a janeiro, e de 17,7% na comparação com fevereiro de 2023. O comércio varejista ampliado inclui veículos, motocicletas, partes e peças; material de construção; e atacados especializados em produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Já a receita nominal de vendas do setor varejista paraibano apresentou o 2o maior crescimento (3,3%) do país, abaixo apenas do que o verificado no Pará (4,6%) e acima da média do Brasil (1,2%). Na comparação com fevereiro de 2023, a receita nominal de vendas do setor ficou em 20,9%.

No acumulado do ano, houve alta tanto no volume de vendas (7,3%) como na receita nominal (8,3%) do varejo estadual. Em ambos os casos, os indicadores estaduais ficaram acima dos nacionais, que foram de 6,1% e 8,2%, respectivamente.

De acordo com o presidente da Fecomércio Paraíba, José Marconi Medeiros, “esses resultados positivos demonstram o crescimento da confiança dos consumidores, dos trabalhadores do comércio e do empresariado paraibano”. Medeiros aponta que esta tendência de crescimento deve continuar, sobretudo com a chegada do Dia das Mães.

Assessoria de imprensa