Orla Rio participa de fórum sobre soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades

Cotidiano

Do dia 16 ao dia 19 de abril, acontece em Belém, no Pará, o Fórum UrbanShift América Latina, uma conferência inovadora dedicada a explorar o papel fundamental das cidades no esforço de uma transição para um futuro equitativo, sustentável e habitável para todos. O evento marca o início da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a ser realizada na capital do Pará, em novembro de 2025. Diversas instituições e líderes do setor estarão presentes no fórum levando muito conhecimento. Entre os participantes estará o vice-presidente da Orla Rio, Guilherme Borges, que irá apresentar os últimos projetos da concessionária voltados para o turismo sustentável.

Comprometida com as questões socioambientais, a Orla Rio, concessionária que administra 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla carioca, lidera diversas iniciativas visando minimizar o impacto das ações humanas no meio ambiente. Uma delas é o lançamento do Compromisso Circular, um documento que traz recomendações e diretrizes para a substituição e a redução do uso de plástico nos quiosques administrados pela concessionária. O compromisso foi assinado por 102 quiosques, que aderiram ao termo em 2023.

O lançamento do Compromisso Circular está em sinergia com a agenda global de turismo sustentável e foi desenvolvido pela equipe do projeto piloto Praia Circular, promovido pela União Europeia em parceria com a Riotur e a Orla Rio. A concessionária foi uma das principais parceiras na concepção e implementação do projeto, que teve o objetivo de engajar o setor público, empresas privadas e organizações de apoio do setor de turismo para reduzir o plástico, apoiando a agenda internacional de combate à poluição plástica global.

“A Orla Rio vem implementando diversas ações em prol da sustentabilidade na orla carioca. E em 2023, tivemos grandes conquistas, como a assinatura de um termo de parceria com a Arquidiocese do Rio, visando integrar e promover atividades voltadas para o desenvolvimento de ações sustentáveis. Além disso, temos registrado resultados bem bacanas com o Recicla Orla, que faz a educação ambiental para o descarte correto e a gestão de resíduos recicláveis”, explica Guilherme Borges, vice-presidente da concessionária.

Sobre o UrbanShift América Latina

Cerca de 300 convidados participarão do evento que contará com representantes da Argentina, Costa Rica, Paraguai, México, Cuba, Brasil, entre outros países atendidos pelo UrbanShift. O projeto conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e visa a implementação de soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano sustentável e integrado. Um dos objetivos do evento é apresentar estratégias já implementadas e facilitar o contato de gestores públicos com instituições financeiras, empresas e organizações que possam auxiliar no financiamento e disseminação dessas iniciativas.

“É uma honra representar o turismo carioca neste evento tão importante. Enxergamos no turismo sustentável uma oportunidade de aprimorarmos o setor, oferecendo a cariocas e turistas uma praia mais limpa e sustentável para todas as pessoas”, finaliza Guilherme Borges.

Sobre a Orla Rio:

Presente na orla carioca há mais de 60 anos, a Orla Rio é hoje um dos principais equipamentos turísticos do Rio de Janeiro. Responsável por administrar e revitalizar 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima da Cidade Maravilhosa, a Orla Rio já investiu R$ 148 milhões em obras que transformaram a orla carioca no que ela é hoje: um ponto de destino para cariocas e turistas viverem a melhor experiência à beira-mar. A concessionária se tornou um bem comum na vida de quem frequenta as praias do Rio, já que reúne diversidade gastronômica e opções de lazer para todos os gostos. Além disso, a Orla Rio investe em iniciativas sustentáveis a fim de minimizar o impacto das ações humanas no meio ambiente, deixando um importante legado para a cidade.

Assessoria de imprensa