Viajar de ônibus tem crescimento de 62,3% e segmento está em alta

Cotidiano

Mais por terra do que pelo ar. O brasileiro tem optado por viajar de ônibus, diante das passagens aéreas cada vez mais caras – e que aumentam ainda mais de preço em determinadas ocasiões. Para o show gratuito que a popstar Madonna fará em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 4 de maio, levantamentos mostram que voo de retorno do Aeroporto Santos Dumont (RJ) para Congonhas (São Paulo) no dia 5 de maio pode sair até 613% mais caro que a média de preços no fim de semana anterior.

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em janeiro e fevereiro deste ano (meses de grande movimentação em razão das férias e do Carnaval), 7.524.711 pessoas viajaram de ônibus, ante 4.636.131 no mesmo período de 2023, um aumento de 62,3%.

O cenário, cada vez mais promissor, vem movimentando o setor que atua na área de
transporte interestadual. A plataforma online de vendas de passagens de ônibus, Mobifácil, por exemplo, inicia a atuação no mercado de marketplace, o que permite a expansão de destinos, com passagens para todas as regiões do Brasil. “Com o modelo de marketplace, os passageiros passam a contar com mais de 4 mil opções de destinos para conhecer, para todas as regiões do Brasil, possibilitando o turismo do Oiapoque ao Chuí, com apenas um clique”, ressalta o diretor comercial da Mobifácil, Tomaz Nunes.

Economia e conforto

Viajar de ônibus alia duas importantes questões: custo-benefício. Com preços mais acessíveis, como já ressaltado, é possível poupar ainda mais ao comprar uma passagem rodoviária. “Ao adquirir com antecedência mínima de 20 dias, há uma economia média de 15% no valor da passagem de ônibus”, explica Nunes.

O horário do embarque é outro ponto alto na economia. “As viagens interestaduais durante o dia costumam ser, em média, 10% mais em conta, do que as viagens durante o período noturno”, fala.

A comodidade proporcionada também é destaque. As empresas parceiras da Mobifácil, por exemplo, contam com uma frota equipada com wifi, conectores USB individuais, ar- condicionado, apoio para descanso das pernas, além de água à vontade. Nos serviços premiums (poltronas leito e leito-cama), os passageiros ainda recebem kit lanche exclusivo, edredom e travesseiro durante a viagem.

“Essas características das viagens rodoviárias são aspectos importantes que explicam esse crescimento contínuo da busca por esse modelo. Vemos o cenário com entusiasmo, nos preparando cada vez mais para atender a essa demanda, proporcionando a melhor experiência possível, como toda viagem deve ser”, finaliza Nunes.

Sobre a Mobifácil
Plataforma online de vendas de passagens de ônibus que tem o propósito oferecer uma
experiência de compra única aos clientes, unindo facilidade, comodidade e segurança. A
Mobifácil oferece mais de 4.000 destinos e tem parceria com mais de 160 empresas
tradicionais do mercado. Mobifácil: conecte-se a novos destinos!

Predicado Comunicação