Rendeira de Monteiro (PB) conquista prêmio internacional de Artesanato, no Chile

Destaque Paraíba

Dezenove de abril de 2024 é mais um dia histórico para Monteiro (PB), considerada cidade mundial da Renda Renascença, em 2021, pelo Conselho Mundial do Artesanato. Nessa data, a rendeira Marlene Leopoldino foi um dos 16 artesãos premiados, em Santiago do Chile, durante o MICSUR – Encontro Internacional de Economias Criativas.

Marlene recebeu o Prêmio de Excelência Artesanal. Apenas 16 produtos foram premiados, dentre 96 peças inscritas de sete países (Peru, Paraguai, Uruguai, Equador, Brasil e Chile – que teve maior número de inscrições (10). Do Brasil foram apenas duas.

“O prêmio não é uma competição. É um reconhecimento. Reconhecimento da qualidade, do acabamento e de todo o processo. Todos os produtos que vieram para o Chile são excelentes, mas selecionamos os excepcionais”, afirmam os organizadores.

Essa conquista é fruto de uma política pública efetiva que vem sendo desenvolvida pelo Governo do Estado da Paraíba em gestão compartilhada com o Sebrae e prefeituras do Cariri possibilitando apoio total às rendeiras do território. As peças vencedoras agora farão parte do acervo permanente do MAPA – Museu de Arte Popular Americano da Universidade do Chile que fica em Santiago do Chile. Agora Marlene vai voar internacionalmente representando todas as demais rendeiras do Cariri.

Assessoria de imprensa