Turismo náutico: Investe Turismo é apresentado à cadeia do setor em João Pessoa

Destaque Paraíba

Representantes de associações e sindicatos ligados ao turismo e empresários do setor participaram, nesta terça-feira (5), no Sesc Cabo Branco, do lançamento do Programa Investe Turismo em João Pessoa, iniciativa desenvolvida conjuntamente entre Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo em todo o país para desenvolver e fortalecer o setor. Na Paraíba, a Capital e os municípios de Cabedelo e Conde foram contemplados para receber as ações do programa.

De acordo com o gestor do Investe Turismo na Paraíba e analisa técnico do Sebrae estadual, Marcílio Santos, a apresentação do programa nas cidades contempladas é uma forma de se aproximar do público-alvo da ação, que são os donos de pequenos negócios ligados ao turismo e as associações e sindicatos do setor. Para isso, contou com a parceria das prefeituras municipais e do governo estadual. “Queremos ter essa relação mais próxima para que o planejamento seja feito e as ações estabelecidas”, destacou.

Em João Pessoa, as ações do Investe Turismo deverão ser voltadas ao turismo náutico, conforme explicou o analista técnico do Sebrae Paraíba. “Principalmente aquelas ligadas à segurança, envolvendo as marinas e os prestadores de serviços náuticos na atenção aos banhistas e turistas, e à sustentabilidade, com o cuidado com o meio ambiente e ações junto aos donos de bares da orla. Essa possibilidade a ser trabalhada, inclusive, poderá integrar todos os municípios, consolidando, assim, a rota das três cidades”, avaliou.

O secretário de turismo da Capital, Fernando Milanez, afirmou que o projeto do governo federal abre uma boa perspectiva para o futuro do turismo. “O turismo é uma peça fundamental, mas no Brasil ainda vemos descaso. O projeto vai dar uma alavancada no setor, e torço muito para dar certo. Temos história e cultura, uma classe empresarial lutadora e uma rede hoteleira competente”, afirmou.

A gerente executiva do desenvolvimento do turismo na Paraíba, Alessandra Lontra, frisou que as ações do programa tiveram o prazo ampliado e deverão ser estruturadas até abril de 2021. “Queremos que as ações sejam mais práticas e vamos acompanhar cada projeto que for selecionado em seu desenvolvimento. Agora, estamos com dinheiro para investir, o que é uma ótima oportunidade para aprimorar o nosso turismo”, salientou.

Investe Turismo – Com o objetivo de aumentar a qualidade da oferta turística das rotas selecionadas em todas as regiões brasileiras, o programa Investe Turismo vai reunir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. No total, 158 municípios brasileiros serão contemplados com um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de Turismo. O programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente.

Assessoria de Imprensa