Sebrae da Paraíba elenca cinco dicas para orientar os empresários para enfrentarem o isolamento social

Destaque MERCADO Paraíba

O distanciamento social que se faz necessário para evitar uma disseminação ainda maior do coronavírus e os impactos por ele provocados, como a redução dos padrões de consumo da população, têm imposto uma série de desafios aos empreendedores de pequenos negócios, que estão precisando criar novas estratégias para sobreviverem no mercado e superarem esse período de crise e dificuldades. Com esse novo cenário, um dos cuidados fundamentais é o de manter as finanças equilibradas, o que demanda, em muitos casos, a realização de cortes ou de redução de algumas despesas.

Apesar de necessário, reorganizar os custos nem sempre é uma tarefa fácil para o empreendedor, uma vez que demanda planejamento e assertividade. Por essa razão, o Sebrae Paraíba elencou cinco dicas que podem orientar o empresário no momento de rever as finanças e as práticas do seu negócio.

A primeira delas é renegociar todos os pagamentos possíveis feitos pela empresa, buscando reduzir os custos fixos e conseguir melhores condições, prazos e descontos. Caso o empreendedor tenha alguma conta pendente, esse também é o momento adequado para entrar em contato com os credores e verificar possíveis novas condições de quitação. Além disso, diversas instituições bancárias aumentaram o prazo para pagamento de dívidas e empréstimos, o que pode significar um ganho de tempo para o empreendedor reorganizar suas contas.

Ainda sobre as finanças, a segunda dica está relacionada com as instituições bancárias. Caso o empreendedor tenha apenas um CNPJ e várias contas em bancos, é importante avaliar a necessidade de permanecer com todas elas, uma vez que existe a cobrança de taxas, despesa que pode ser facilmente cortada nesse período de dificuldades. Nesse caso, o recomendado é manter o relacionamento com um ou dois bancos, facilitando o acompanhamento das contas e dos valores cobrados.

Outra dica para esse momento de crise tem relação com o controle de estoque. De acordo com a gerente regional do Sebrae em Araruna, Heloísa Diniz, o empresário deve manter em estoque apenas o que está fazendo a diferença em seu faturamento durante o período de pandemia e distanciamento social.

“O empreendedor precisa fazer uma análise do que tem vendido mais e do que tem saído menos nesse momento de distanciamento social. A partir dessa análise, ele vai conseguir entender o que deve ser mantido e quais não devem ser renovados agora, uma vez que não estão gerando receita para o negócio. É importante ter em mente que um estoque variado funciona apenas quando o consumidor tem mais poder de compra, ou está disposto a conhecer novos produtos, o que não está ocorrendo nesse momento”, explicou.

Já a quarta dica está relacionada ao uso das redes sociais, que é fundamental neste momento de pandemia, mas que precisa ser feito de forma planejada. Nesse sentido, é importante que o empreendedor analise, por exemplo, se publicações impulsionadas estão dando o retorno esperado. Caso o valor gasto com os anúncios não esteja prosperando, uma alternativa é eliminar esse custo e investir em outras estratégias gratuitas, como publicações diárias, relacionamento direto com o cliente, respostas personalizadas e otimização das postagens com base nas palavras mais procuradas nos sites de busca.

Por fim, a quinta dica é para os empresários que possuem algum tipo de investimento. Considerando o cenário atual, é recomendável avaliar a redução dos aportes e pensar em criar uma reserva de emergência. Nesse caso, não se trata de deixar de lado as aplicações, mas sim de poder contar com uma liquidez maior caso seja necessário cobrir alguma emergência financeira.

Auxílio – Para ajudar os pequenos negócios nesse momento de dificuldades, o Sebrae Paraíba dispões de uma série de canais e serviços que estão à disposição dos empreendedores. Eles podem ser acessados através da Central de Relacionamento, cujo telefone é o 0800 570 0800, do Whatsapp (83) 99193-3372 e do site http://www.sebraepb.com.br.

Assessoria de Imprensa