Consórcio RF/JZ irá construir pista e acessos do Aeroporto de Sobral, no Ceará

Aviação Brasil

O Consórcio RF/JZ – formado pelas empresas R. Furlani Engenharia e JZ Engenharia e Comércio – será o responsável pela implantação da pista de voo, acessos e serviços complementares do  novo aeroporto regional de Sobral, conforme decisão publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

As empresas irão receber R$ 40,8 milhões para executar o serviço, que ainda não tem data prevista para iniciar, segundo o secretário da Infraestrutura do Estado, Lucio Ferreira Gomes. De acordo com ele, os próximos passos são a assinatura do contrato e a ordem de serviço, que dependem, no momento, dos desdobramentos da pandemia do novo coronavírus.

A Seinfra estima que, durante os 18 meses em que deve demorar a construção, sejam gerados 160 empregos diretos e indiretos na região. A pista do novo aeroporto terá 1,8 mil metros de extensão e capacidade para receber aeronaves de até porte médio, tais como Boeing B737-800, Airbus A319, Embraer EMB 190/135/120 e ATR 52/72.

O novo equipamento ficará a 13 quilômetros da zona urbana de Sobral, em uma área de 143 hectares. “O atual aeroporto não tem condições de expansão, porque de um lado é uma lagoa e do outro, um rio. A pista de 1,8 mil metros de extensão receberá voos com segurança e poderá até ser expandida futuramente, pois vai sobrar terreno, dependendo do desenvolvimento da região”, destaca Gomes.

Ao todo, cerca de R$ 80 milhões devem ser investidos na construção do novo terminal, com recursos do Estado e da União.

Diário do Nordeste