Associação de Turismo de Cultura de Santa Luzia (PB) completa três anos dinamizando as atividades turísticas

Destaque Paraíba

“Fazer uma gestão diferenciada, sustentável e transparente, que tenha o pertencimento e a colaboração dos empresários, dos atores da cultura e da comunidade e a parceria da gestão pública municipal”. Esse é o propósito da criação da Associação de Turismo de Cultura de Santa Luzia – SANTURA -, que completou em mais três anos de atividades.

Os objetivos da associação são: o desenvolvimento turístico, em harmonia com a natureza, e a cultura local; o estímulo ao desenvolvimento endógeno sustentável; a promoção e divulgação dos produtos turísticos do território; a viabilização de projetos e ações que visem o desenvolvimento do turismo na região e a captação de recursos para o setor turístico e cultural.

Para a presidente da SANTURA, Regina Amorim, é preciso união e colaboração, para que o desenvolvimento territorial sustentável possa acontecer em Santa Luzia. “É preciso união e colaboração para que o Plano de Turismo e o Plano de Marketing do Município possa sair do papel e se tornar realidade. É preciso ter visão holística, para abraçar as oportunidades de desenvolvimento, que surgem no território e somam para alcançar o propósito maior, que nos move e nos une.”

A criação da associação recolocou a cidade paraibana em diversos cenários turísticos e culturias por meio de uma série de atividades, sempre reunindo as famílias e os amigos que, em conjunto, têm estreitado relacionamentos e criado ambientes colaborativos possibilitando abrir a visão para a economia criativa.

Nessa caminhada de três anos, Regina Amorim relaciona muitas dessas ações de uma forma cronológica:

Junho de 2017 – foi criada a logomarca da SANTURA e algumas camisetas foram produzidas, para os primeiros colaboradores da Associação. A marca traz na sua simbologia, a cidade sendo abraçada pela comunidade, e o colorido representa as bandeirinhas da Festa de São João.

Em junho de 2017 – SANTURA realizou a 11ª edição do São João Tradição da Rua de Baixo de Santa Luzia.

31 de julho de 2017 – SANTURA – Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia assinou termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, como representante máximo do Fórum Turístico Vale dos Sertões

Dia 04 de novembro de 2017 – SANTURA realizou o Evento Cultura & Arte na Praça, das 17h às 22h, na Praça do Centro Histórico de Santa Luzia.

Dia 31 de março de 2018 – na Praça do Centro Histórico de Santa Luzia, foi realizado o evento “Páscoa para Todos”. Na Programação do Evento, Coral com Músicas de Páscoa, Cinema na Praça – Ressurreição de Jesus, Oficina de Bonecas de Pano, Feira de Artesanato e Comidas, Ceia de Páscoa na Praça. Na decoração, foi construído um tapete pascal de 40 metros, feito com TNT e flores de chita.

No dia 29 de maio de 2018 – a SANTURA representou São João Tradição de Santa Luzia no Lançamento dos Festejos Juninos da Paraíba, no Centro Turístico Tambaú, em João Pessoa, uma iniciativa da PBTUR.

Em 08 de junho de 2018 – a SANTURA inscreveu o município de Santa Luzia no Mapa dos Festejos Juninos do Brasil – Ministério do Turismo.

Em junho de 2018 – a SANTURA também realizou o São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia, com uma rica programação: museu junino, barracas de artesanato e comidas típicas, quadrilhas juninas com a participação da comunidade e turistas, passeio de carroças, muito forró Pé de Serra, concurso do casal de noivos mais criativos, desfile de moda de chita, café da tarde nas calçadas, casamento matuto, coco de roda, concurso do arraial das Famílias: o mais animado e o mais bem decorado. A associação viabilizou uma caravana de oito jornalistas, convidados pela SANTURA, foram conhecer o São João de Santa Luzia e gerar matérias de divulgação.

Em 22 de julho de 2018 – O SEBRAE apresentou o Projeto de Economia Criativa, na Câmara de Vereadores, em parceria com SANTURA, CDL e Câmara de Vereadores.

No dia 08 de setembro de 2018 – Com o apoio da CDL, SANTURA levou oficina criativa de arte urbana e técnicas de pintura de móveis, com spray, uma maneira de inovar as peças do mobiliário, em desuso. A arte urbana é um dos segmentos da economia criativa. Agradecimentos ao proprietário da casa que cedeu o muro, na lateral da igreja matriz de Santa Luzia. O evento foi uma iniciativa do SEBRAE, com o apoio da SANTURA.

Dias 19 e 20 de outubro de 2018 – numa parceria, SANTURA e prefeitura, foi possível promover Santa Luzia como destino turístico cultural, na melhor vitrine do Turismo da região Nordeste. FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA – no Centro de Convenções de João Pessoa. SANTURA lançou roteiro diferenciado, e produziu folheteria específica, para divulgar esse roteiro turístico, no Festival de Turismo de João Pessoa. Foram impressos na gráfica 1.000 panfletos, com arte da designer gráfica, Virginia Medeiros, filha de Santa Luzia.

De 28 a 30 de novembro – a SANTURA também investiu na compra de um estande para expor na 14ª RURALTUR – Feira de Turismo Rural do Brasil, em Areia – PB.

Dias 04 e 05 de dezembro – na Câmara de Vereadores, o SEBRAE em parceria com a SANTURA, Prefeitura, CDL, Câmara de Vereadores e empresários estiveram reunidos para elaborar o Plano de Turismo e Marketing de Santa Luzia. O Plano de Turismo e o Plano de Marketing estabelecem diretrizes para o desenvolvimento do turismo no município. Portanto, é importante priorizar a parceria público-privada, para a efetivação das ações do turismo local, trazendo benefícios sociais e culturais, melhoria da economia local, dinamização do comércio e dos serviços, criação de novas oportunidades de negócios, valorização da história, do artesanato e dos talentos culturais, do município e da região.

A SANTURA pagou consultoria para a elaboração de projeto cultural, do São João Tradição em Santa Luzia – 2019, através incentivos fiscais da Lei Rouanet. Aprovasdo e ainda está vigente. A SANTURA também tem serviço contábil, visando orientações necessárias, para a gestão financeira eficaz.

20 de abril de 2019 – Segunda edição do Evento Páscoa para Todos.

21 a 24 de junho de 2019 – São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia, no Centro Histórico de Santa Luzia. Aqui faço um reconhecimento a Junior Produções, que sempre nos apoiou com a estrutura de palco do São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia. Também a Prefeitura de Santa Luzia que viabilizou, a Praça e a energia do evento. Mais uma vez o grupo capacitado da oficina criativa de papietagem, sob a coordenação de Babá Santana, fez uma decoração linda, com a temática junina, um grande diferencial do São João Tradição de Santa Luzia, elogiada por todos!

25 e 28 de setembro de 2019 – a SANTURA participa da FINCC – Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos. Espaço Cultural em João Pessoa.

17 de novembro de 2019 – a SANTURA participa de CICLO DE DEBATES sobre SANTA LUZIA: Conquistas e Desafios, organizada pela Câmara Municipal de Santa Luzia.

20 a 24 de novembro de 2019 – a SANTURA participou da 15ª RURALTUR em Venda Nova do Imigrante – ES.

12 de dezembro de 2019 – a SANTURA recebeu o Troféu Waldemar Duarte, com o São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia.

05 de março de 2020 – Projeto de Lei nº 008/2020 – Aprovado o tombamento por interesse histórico e cultural do evento anual, denominado São João das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia, realizado no Centro Histórico de Santa Luzia. Uma iniciativa dos vereadores Neto da Barra, Félix Júnior e Petrônio Rocha.

10 de março de 2020 – Seminário Boas Práticas no Turismo – Câmara Municipal de Santa Luzia. Parcerias: CDL, Câmara Municipal, SEBRAE e Projeto Santa Luzia Solidária.

20 a 22 de junho 2020 – São João Tradição de Santa Luzia – DIGITAL

Novos projetos:
Projeto de Centro de Criatividade e Empreendedorismo
O Centro de Empreendedorismo e Criatividade de Santa Luzia PB funcionará como um laboratório de criação e capacitação, com diversas oficinas e cursos das mais variadas modalidades artísticas. Também contará com um espaço alternativo para as artes cênicas, as artes plásticas e a sala de leitura e literatura, salas para exposições temporárias. Será um marco para as inovações culturais da cidade. Um importante espaço para a discussão e a valorização das artes e da cultura, tendo a criatividade como uma ferramenta importantíssima, em todos os negócios, no nosso dia a dia. Investimento de R$ 400 mil.

Projeto de Centro de Criatividade e Empreendedorismo e os Planos de Turismo e Marketing de Santa Luzia, são ações estruturantes da SANTURA que irão contribuir para projetar Santa Luzia, no mercado turístico e cultural, gerando oportunidades e investimentos.

Regina Amorim faz um agradecimento de gratidão à comunidade, aos empresários, ao poder público, à imprensa, à diretoria e aos filiados da SANTURA, que, de forma voluntária têm contribuído para os resultados alcançados. “Foram mais de 60 publicações, sobre a atuação da SANTURA, veiculadas de forma espontânea, e em mídias sociais, durante esse período de anos de gestão, o que proporcionou visibilidade para Santa Luzia. Nossos agradecimentos à imprensa e aos jornalistas, inclusive a equipe da Vale FM.”

Fábio Cardoso