O primeiro polo de aviação de Goiás, o Antares Polo Aeronáutico, que será construído em Aparecida de Goiânia, foi lançado no dia 22 de outubro. A apresentação do projeto foi realizada em um evento virtual, transmitido ao vivo, com a participação do jornalista especializado em economia e política, e piloto Willian Waack e do piloto Fernando De Borthole, do Aero Por Trás da Aviação, canal especializado em assuntos ligados à aviação no Youtube. Transmitido pelo canal do Antares no Youtube, o evento contou também com a participação de André Cruz, sócio e diretor de planejamento urbano da Urban Systems, responsável pelo estudo de potencial de mercado do projeto. O empreendimento será desenvolvido pelas empresas Innovar Construtora, Tropical Urbanismo, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e Participações e RC Bastos Participações.
O Polo AeronáuticoO Antares Polo Aeronáutico será construído na região metropolitana de Goiânia, na cidade de Aparecida de Goiânia, com um investimento estimado em R$ 100 milhões. A área do aeródromo possui 209 hectares e um projeto voltado para aviação executiva, manutenção de aeronaves e operações logísticas. A fase 1 das obras tem previsão de conclusão em 2024.
O projeto contempla uma pista de pouso e decolagem de 1.800 metros de extensão e 30 m de largura capaz de receber todos os modelos de aviação geral: jatos executivos, monomotores e bimotores. A aeronave crítica de projeto é o Gulfstream 650. O empreendimento espera atrair empresas de táxi aéreo, serviço aero médico, manutenção, hangaragem, escolas para formação de pilotos e estrutura de apoio, com comércio, restaurantes e hotel. A expectativa é atrair também indústrias do setor aeroespacial, com destaque para fornecedores de componentes aeronáuticos, motores e empresas de logística.
A construção do empreendimento ocorrerá em 5 fases, sendo disponibilizados para venda apenas 200 lotes no lançamento. A estrutura de apoio e a pista tem previsão de início de obras em 2021 e deverão ficar prontas em 2024. Outro destaque do projeto é o fato de que as áreas não serão concedidas, os lotes serão vendidos e as empresas serão proprietárias dos seus espaços, com incentivos fiscais ao longo de 20 anos.
Plano Diretor e potencial da região
Durante o evento de lançamento, o piloto Fernando De Borthole lembrou que foi necessária a alteração do Plano Diretor da cidade para o início do empreendimento. “Isso foi necessário para garantir o bom andamento das obras e evitar problemas que podem levar ao fechamento do aeroporto, como já aconteceu com outros aeroportos do País em que as cidades cresceram em volta. Por isso, todo o entorno do aeroporto foi pensado também”, comentou.
Em todo o Brasil, a frota de aviação geral ultrapassa as 15 mil aeronaves e se posiciona como a segunda maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Neste cenário, o Centro-Oeste destaca-se por contar com 46% dos aeródromos privados do país, 399 apenas no Mato Grosso.
Desta forma, concentra grande parte da movimentação da aviação geral no Brasil e o Antares pretende absorver parte dos 63 mil pousos e decolagens realizados todos os anos. A região possui uma frota de mais de 3.500 aeronaves, tendo observado um crescimento de 1% somente em 2017, ante apenas 0,1% de crescimento no restante do país. Considerando as aeronaves destinadas à aviação agrícola, são 470 aviões nos 3 estados e Distrito Federal.
O estudo
Desde 2013 a Urban Systems acompanha e desenvolve estudos de projetos ligados à aviação, no dimensionamento dos fluxos de passageiros e cargas – demandas aeroviárias – e das receitas não tarifárias – demandas não aeroviárias -, também chamadas receitas acessórias, em aeroportos em operação, futuros, regionais e internacionais.
Foi desenvolvido pela Urban Systems um estudo de potencial de mercado para o Antares Polo Aeronáutico que, segundo André Cruz, “demonstrou ótimos resultados tanto para o mercado de aviação, quanto para o mercado imobiliário”, atestados em entrevistas realizadas com pilotos, proprietários de aeronaves e players do mercado imobiliário. “Foi unânime entre os profissionais da área o destaque para a ótima infraestrutura que será oferecida pelo Antares. Em relação ao mercado imobiliário e desenvolvimento econômico da região, também obtivemos muita aceitação, tanto no que se refere à localização do projeto, quanto a possibilidade de implantação de empresas junto ao aeroporto, melhorando o desenvolvimento econômico não só da região de Goiânia, mas também para todo o Centro-Oeste”.
O diretor comercial do Antares, Rodrigo Neiva explicou que “A intenção em contratar a Urban Systems veio no sentido de ter uma empresa seria e isenta para validar o que nós aprendemos durante todos estes anos de projetos e trabalhos na aprovação.
Quando a Urban Systems nos entregou este estudo, muito bem embasado, feito dentro e fora do centro Oeste, junto com Pilotos, empresário da manutenção, executivo e também da logística fracionada; tivemos a certeza de tudo aquilo que vimos, sentimos e aprendemos durante todos estes anos, e que, criamos e aprovamos um projeto: Inovador, dinâmico e desejado por muitos. ”
Clique AQUI e saiba mais informações sobre o estudo de potencial de mercado do projeto Antares realizado pela Urban Systems.
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Assessoria de Imprensa