Ministro do Turismo é demitido e presidente da Embratur deve assumir o cargo

Brasil

O presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta quarta-feira (9) o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL). Oficialmente, ainda não foram informadas as causas da demissão. Mas o cargo de Marcelo Álvaro Antônio estava no alvo da reforma ministerial que Bolsonaro pretende fazer para garantir a eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara.

A demissão do ministro do Turismo teria sido o desfecho de uma queda de braço entre ele e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, o general Luiz Eduardo Ramos. Os dois teriam entrado em atrito interno em função da pretensão de Ramos de abrir espaço na Esplanada para aliados, especialmente do Centrão, que venham a somar votos na eleição da Câmara.

Recentemente, Marcelo Álvaro Antônio teria cobrado Ramos e discutido de forma ríspida com ele no grupo de WhatsApp dos ministros. Após esse episódio, a situação do agora ex-ministro do Turismo ficou insustentável. Álvaro Antônio foi demitido após se reunir com Bolsonaro na tarde desta quarta.

O mais cotado para assumir o Ministério do Turismo é o presidente da Embratur, Gilson Machado. O novo ministro, contudo, deve ficar pouco tempo no cargo – até que as negociações da reforma ministerial se encerrem e um nome indicado pelos partidos aliados seja escolhido para a pasta.

Segundo o site O Antagonista, Machado já teria aceitado o convite de Bolsonaro para assumir o Ministério do Turismo

Agências