Pinguim: aplicativo que conecta pessoas que buscam companhia para viajar cresce 500% durante a pandemia

Brasil

Criado com o objetivo de conectar pessoas que buscam companhia para viajar, o aplicativo Pinguim é um bom termômetro da demanda reprimida no setor de turismo. Durante o período da quarentena, o número de usuários saltou de 5 mil para 30 mil pessoas conectadas em busca de parceiros de viagens.

A empresária Renata Franco, fundadora do aplicativo, diz que nos últimos meses houve um aumento expressivo de usuários procurando viagens próximas aos grandes centros para aproveitar o final de semana ou até mesmo um feriado prolongado, de três a quatro dias. Os principais destinos procurados são Ilhabela e Campos do Jordão (SP); Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Búzios e Paraty (RJ); Capitólio, Ouro Preto e Belo Horizonte (MG).

“Como a pandemia impactou o dia a dia e as pessoas deixaram de sair e passear, a vontade de viajar cresceu. O que percebemos é que as pessoas começaram a planejar as viagens do futuro com maior antecedência”, diz Renata.

Por meio de um perfil social, no qual listam interesses pessoais e estilo de vida, os usuários do Pinguim podem se conhecer usando destinos ou datas de viagem em comum. Para facilitar o planejamento das viagens, o Pinguim disponibiliza uma área de compras dentro do próprio aplicativo. Neste marketplace exclusivo, agências e operadoras de viagens vendem pacotes e sugerem destinos para os usuários. Entre os 30 mil usuários do aplicativo, 65% são mulheres, com idade entre 30 e 40 anos, moradoras do Rio de Janeiro (32%), São Paulo (29%) e Minas Gerais (12%).

Assessoria de Imprensa