Técnicos da Semam farão limpeza e retirada de plantas invasoras da área da orla

Paraíba

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), farão, nesta segunda (1º), a limpeza das plantas invasoras da área da praia. Castanholas, salsas e cássias, com até dois metros de altura, serão retiradas da área.

As plantas invasoras da orla provocam o sombreamento que impede  o desenvolvimento da vegetação fixadora de duna. Quando a duna fica descoberta da vegetação rasteira, que a protege, a areia se desloca pela força do vento, provocando um desequilíbrio ambiental. As árvores maiores, acima de três metros de altura, que compõem a paisagem local, serão preservadas.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que uma das principais políticas ambientais da Semam é o cuidado com o patrimônio ambiental da cidade. “Compreendemos a importância das nossas praias para a economia local e  lazer da população, mas é imprescindível, até para que essas atividades possam ser mantidas, ter cuidado com as áreas de preservação. Uma cidade que cuida das suas áreas verdes é muito mais atrativa para turistas e contribui para a qualidade de vida da população local”, frisou.

Área de proteção permanente

A Paraíba tem 120 quilômetros de litoral, sendo 24 quilômetros no território de João Pessoa, com praias do Gramame ao Bessa. A vegetação que protege as dunas é considerada Área de Proteção Permanente (APP), protegida por legislação federal (Lei 12.651/2012 – Novo Código Florestal Brasileiro). Não pode ser retirada e precisa ser cuidada pelos gestores públicos,  população e donos de bares e quiosques localizados na área.

Secom João Pessoa