Nesta sexta-feira: Projeto ‘Sol Maior’ mistura bateria e viola no pôr do sol do Hotel Globo

Eventos Culturais

A sexta-feira já se consolidou como dia oficial do projeto ‘Sol Maior’, no Hotel Globo e, neste 26 de novembro, a tarde será embalada pelos músicos Cristiano Oliveira, na viola, e Beto Preah, na bateria. A apresentação, que começa às 16h, segue até o pôr do sol, quando a dupla executa ‘O Trenzinho do Caipira’, de Villa-Lôbos.

Cristiano Oliveira afirmou estar feliz em participar do ‘Sol Maior’ e parabenizou a Funjope pela iniciativa de levar os artistas da terra para mostrar sua arte e sua música. Ele ressaltou que o Hotel Globo é um espaço que, além de ser um atrativo turístico, se torna uma vitrine da arte de João Pessoa. “O Hotel Globo deve ser explorado, no bom sentido da palavra, se tornando uma rota do turismo”.

O violista destacou que o repertório da dupla será baseado em seu mais recente trabalho, ‘Tudo tem Viola’, em parceria com Beto Preah, que foi exibido no dia 12 de setembro, no Festival Internacional de Cordas, na Ilha de Açores, em Portugal, e que será lançado nas plataformas digitais também nesta sexta. “A viola tem uma potencialidade maravilhosa, que traduz não só a música rural, mas também outras vertentes e gêneros da música”, observou.

Beto Preah também está otimista e com grandes expectativas para a apresentação. “Ainda estamos em pandemia, com algumas restrições, mas as coisas estão abrindo aos poucos. Então, a perspectiva é a melhor possível”, declarou. No repertório, os artistas apresentam jazz, xote, blues, e vão destacar ainda nomes como Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Sivuca. “Além de tocarmos músicas autorais, vamos fazer algumas surpresas para o público que vai nos acompanhar”, convidou.

Exposições –Além de uma tarde musical, quem for ao Hotel Globo nesta sexta-feira (26) poderá conferir duas exposições realizadas pela Funjope. Uma delas é a 1ª Expo ‘Artes Pretas’, que reúne obras de 12 artistas pretos e pretas. A outra é a I Mostra Educacional Popular de Arte, que acontece em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e traz relatos de experiências da rede municipal de ensino durante a pandemia da Covid-19. A visitação vai até 30 de novembro, todos os dias, das 8h às 17h.

Secom João Pessoa