Aena Brasil investe R$ 1,2 bi em reformas estruturais nos seis aeroportos, entre eles, os de João Pessoa e Campina Grande

Aviação Destaque Paraíba

A um custo de R$ 1,2 bilhão, obras vão colocar os seis terminais aeroportuários geridos pela concessionária numa nova fase. As reformas estruturais preveem a instalação de novas pontes móveis de embarque, equipamentos de segurança, de inspeção de bagagens, além de investimentos em tecnologia, conforto e eficiência operacional, em todas as etapas do processamento de passageiros, bagagens e cargas. 

Ampliação de pistas de pouso, táxi, pátios para aeronaves e terminais de passageiros. Instalação de novas pontes de embarque móveis. Mais espaço operacional para áreas de check-in, inspeção de bagagens, aduana e migração. Investimento em áreas comerciais, com a capacidade de receber mais lojas e restaurantes. A partir do início de 2022, a Aena Brasil dá início às reformas que vão imprimir a marca Aena em todos os aeroportos administrados pela companhia no país: Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Campina Grande. Os trabalhos serão entregues até junho de 2023.

As obras contemplam ampliações e melhorias de acordo com as necessidades e demandas de cada equipamento. Para o Aeroporto de João Pessoa – Presidente Castro Pinto, entre os destaques está o acréscimo no número de pontos de embarque, que passa de cinco para oito – com duas pontes móveis de acoplamento nas aeronaves (fingers), implantados pela primeira vez no terminal. Também ressalta-se a ampliação de 40% do espaço do terminal de passageiros.

Já o Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna vai ganhar mais amplitude tanto do lado ar quanto no lado terra. O terminal passará por uma reforma significativa e vai contar com mais áreas para as atividades operacionais.

Os dois aeroportos ganharão também mais áreas comerciais, podendo receber um maior número de lojas e restaurantes. Ainda estão programadas mudanças significativas em todas as etapas do processamento de passageiros, bagagens e cargas, garantindo uma gestão mais moderna, eficiente e segura. Estes trabalhos fazem parte do bloco 1B de reformas, e o prazo para a sua realização está regulamentado pelo contrato firmado entre a concessionária e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Todo o planejamento das obras foi realizado a partir de uma projeção de aumento da demanda para os próximos anos, com previsão de balanceamento entre todas as instalações necessárias para garantir um fluxo contínuo e confortável das operações nos momentos de pico de passageiros”, explica o diretor presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.

Para facilitar a execução e o acompanhamento dos trabalhos, os aeroportos foram divididos em três blocos, cujas concorrências foram abertas separadamente. No primeiro, está o Aeroporto do Recife, que teve o consórcio Passarelli-Método como vencedor da concorrência. O bloco 2 (João Pessoa e Campina Grande) ficará a cargo do consórcio Teixeira Duarte & Alves Ribeiro. A disputa pelo bloco 3 (Maceió, Aracaju e Juazeiro do Norte) foi vencida pelo consórcio Encalso Construções e Azevedo Travassos.

Se na etapa anterior das melhorias previstas no contrato de concessão, a fase 1A, foram cumpridas as exigências voltadas para oferecer mais conforto aos passageiros, agora são privilegiadas ações maiores, com foco no aumento da capacidade e da segurança.

“Como consequência, os passageiros também vão usufruir de uma melhor experiência. Vamos readequar as áreas de acordo com a previsão de tráfego aéreo e a relação entre espaço – passageiro, a partir dos índices recomendados pela Anac. Os ambientes serão distribuídos segundo a necessidade de cada atividade operacional. Os fluxos de processamento de passageiros, bagagens, cargas e malotes postais também foram redesenhados para garantir maior eficiência de ponta a ponta”, detalha Santiago Yus.

Nos próximos 18 meses, os aeroportos administrados pela concessionária vão passar por mudanças significativas. Melhorias capazes de garantir maior eficiência operacional, mas também, e principalmente, de impor novos parâmetros de qualidade na gestão de todas as atividades, com a impressão da marca Aena Brasil.

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande:

João Pessoa

No Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto, as novidades começam pela ampliação do terminal de passageiros, cuja área será ampliada em 40% – passando de 8,8 mil metros quadrados para 12,5 mil metros quadrados. Com a expansão dos ambientes operacionais, os passageiros terão mais espaço nos locais de embarque e desembarque, que ficarão com o dobro do tamanho atual; haverá incremento no número de totens de autocheck-in e balcões de imigração; com destaque para o canal de inspeção de segurança.

No lado ar, a principal melhoria será o aumento do número de pontos de embarque, que vão de cinco para oito, sendo dois deles com  pontes de contato móveis (fingers), que não existiam no terminal. O pátio de aeronaves será ampliado em mais de 11 mil metros quadrados, e as pistas de táxi e de pouso e decolagem terão melhoras significativas de segurança operacional.

Campina Grande

Com quase 2,7 mil metros quadrados, o aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna vai ter 1,3 mil metros quadrados reformados, além da construção de mais 605 metros quadrados. Depois das obras, o terminal de passageiros fica com uma área total de 3,3 mil metros quadrados. Essas mudanças vão permitir a ampliação dos ambientes operacionais.

No lado ar, o pátio de Campina Grande terá a ampliação de 10,7 mil metros quadrados, enquanto a pista de táxi ganhará 17,7 mil metros quadrados a mais.

Imprensa Aena