Passeio ao ar livre: Prefeitura firma parceria com a UFPB para implantação de roteiro de cicloturismo na Capital

Destaque Paraíba

João Pessoa está sendo preparada para oferecer a moradores e turistas um roteiro em que todos poderão conhecer a cidade pedalando. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura da Capital e a Universidade Federal da Paraíba, está sendo formatado o roteiro de Cicloturismo da cidade, projeto coordenado pela professora de Geociência da Universidade Federal da Paraíba, Andrea Sales.

O projeto foi apresentado ao trade turístico durante a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo, na última semana. A rota turística por meio de bicicletas, além de investir em um nicho que está em alta em todo o mundo, conforme a coordenadora, busca “descarbonizar a cidade, gerar renda, fixar os turistas e promover uma gestão sustentável”.

Inicialmente, o estudo propõe a criação de quatro rotas, para que as pessoas possam conhecer os territórios da cidade. São eles: o Centro Histórico – de volta no tempo -; o Extremo Oriental – onde o sol nasce primeiro e a reserva de Mata Atlântica; o roteiro de base comunitária, como territórios indígenas; e o roteiro pela orla marítima. No processo de desenvolvimento do projeto, haverá intervenções urbanas, assim como a geração de empregos e renda, destacando ainda o processo de capacitação e qualificação das pessoas que trabalharão diretamente nesses roteiros.

Para o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, o projeto conta com o total apoio da Prefeitura e envolverá outras secretarias, a exemplo da Juventude, Esporte e Recreação, Semob e o Patrimônio Histórico, entre outros órgãos, além da iniciativa privada, em especial, o segmento hoteleiro. “É um roteiro em que o turista pode contemplar a natureza ao ar livre, conhecendo nossos principais pontos turísticos, inclusive, o Centro Histórico e ainda se exercitando”, pontuou o secretário.

De acordo com Andrea Sales, por enquanto, a cidade conta com apenas 12 hotéis que oferecem o serviço de bicicletas para os seus hóspedes e duas empresas atuam nessa área. “O projeto aumenta o tempo dos turistas na cidade e de ocupação da rede hoteleira e frequência em bares e restaurantes, consequentemente”, afirmou a professora da UFPB.

O secretário da Juventude, Esporte e Recreação, Kaio Márcio, enfatizou que a Prefeitura já vem investindo forte na divulgação de eventos ciclísticos, inclusive, promovendo um evento internacional – etapa do Gran Fondo. O secretário revelou que está em pauta a captação de mais eventos esportivos que utilizem a bicicleta. De acordo com ele, João Pessoa já tem essa característica da prática desse esporte em duas rodas, com centenas de pessoas que já utilizam a bicicleta diariamente.

Para o líder do prefeito Cícero Lucena na Câmara Municipal, Bruno Farias, o roteiro de cicloturismo é um segmento forte de geração de emprego e renda. “Há uma cultura de ciclismo na cidade e uma gestão onde o prefeito se preocupa com a mobilidade urbana, em especial, das pessoas, além da aposta que tem sido feita nos esportes que utilizam as bicicletas”, afirmou.

Secom João Pessoa