Vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/22 são anunciados em noite de festa na Serra Catarinense

Brasil

A tão esperada noite de entregas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/22 aconteceu no último domingo, 10/4, no Mercado Público de Lages, e revelou os cinco ganhadores desta edição, totalmente pautada na Resiliência como tema central, buscando iniciativas de sustentabilidade que ajudaram o setor a superar os desafios da pandemia.

O evento encerrou a programação da BRAZTOA na Serra Catarinense que, entre os dias 8 e 11 de abril, recebeu o lançamento do Anuário Braztoa 2022, o ciclo de palestras SEEDS e a Convenção Braztoa 2022..

“Mais do que quantidade, percebemos que em nosso país existe uma rede de raízes fortes, que estão interligadas por um propósito maior. A cada um de vocês, nosso agradecimento e nosso reconhecimento por estarem transformando suas localidades e o turismo do nosso país”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

Os premiados foram (em ordem alfabética):
· 1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver” – SP (Secretaria Municipal de Turismo de Socorro)
· BWT – Better World Together 2020 – 2022 – PR (BWT Operadora)
· Conexão Baré – RJ (Braziliando Viagens e Vivências) – Vídeo Mtur
· Vivalá durante a pandemia – SP (Vivalá)
· Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias – MG (Flanar Turismo)

Eles foram escolhidos entre os 10 finalistas de 104 inscrições recebidas, um trabalho árduo para o júri composto por Alexandre Garrido (ABNT/ISO), Ariane Janér (Global Ecotourism Network), Vítor Pinheiro (PNUMA), Fernando Kanni (consultor), Helena Costa (UNB), Márcio Favilla (consultor), Jéssica Kobayashi (Senac), João Tasso (LETS), Mariana Aldrigui (USP/Fecomercio), Oliver Hillel (Convenção Diversidade Biológica – CDB), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance), com o apoio de Rayane Ruas, CEO da Sprint Dados e de um grupo de estudantes voluntárias que deram suporte à realização desta edição do Prêmio.

O Prêmio também contou com duas menções honrosas para iniciativas que, apesar de não estarem entre as ganhadoras, mereceram destaque pela excelência dos seus projetos. São elas:
· Amastour Turismo de Favela – RJ (Amastour Turismo de Favela)
· Festival Gastronômico de Tubarão – SC (Associação Empresarial – Núcleo de Gastronomia)

A noite ainda foi marcada pela homenagem a Jose Fernandes, diretor da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, que já foi vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em 2012 e 2014. O empresário também foi convidado a integrar o júri das próximas edições do Prêmio.

Todos os premiados e homenageados da noite receberam troféus produzidos pela Tramatusa, associação que congrega inúmeras mulheres na produção de peças decorativas com a utilização de material dispensado pela empresa Klabin, conhecido como fita tusa, priorizando características regionais e atendendo os principais requisitos do evento: a reutilização, inovação e, claro, a sustentabilidade que dá nome à premiação. Todo trabalho foi feito de forma manual pelo grupo Tramatusa.

Durante o evento, a BRAZTOA anunciou a sede da próxima Convenção Braztoa, que deve ocorrer ainda em 2022: Mato Grosso do Sul. “seremos os próximos anfitriões e estamos muito felizes por sediar importantes eventos da BRAZTOA, como a Convenção e o Prêmio de Sustentabilidade, que tem tudo a ver com o turismo no Mato Grosso do Sul. Esperamos vocês no final do ano, para que possam conhecer ainda mais as nossas maravilhas”, comemorou presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2020/22 tem o Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) como grandes parceiros, o Iberostar como patrocinador, além da SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo e PNUMA, como apoiadores institucionais.

“Fizemos esse e todos os outros eventos a várias mãos. Tivemos o apoio dos nossos jurados, de um time de voluntárias, de apoiadores e dos muitos parceiros da Serra Catarinense. Todos compartilharam conosco de um mesmo sonho e possibilitaram a realização desta emocionante edição”, completou Nedelciu.

Saiba mais sobre os vencedores:
Iniciativa: 1ª CIttaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver”
Empresa / Organização: Secretaria Municipal de Turismo de Socorro/SP
*O objetivo foi projetar Socorro/SP nacionalmente e inseri-la no mercado estrangeiro, tornando a cidade a 1ª Cittáslow do Brasil – “Cidade do Bem Viver”, através da Rede internacional Cittaslow surgida na Itália. Para obter a certificação, foram envolvidos vários atores: todas as secretarias municipais, a secretaria de turismo como idealizadora, gestora e patrocinadora do projeto; diversos parceiros, organizações do 3º setor, empresários, sociedade civil, conselhos municipais e uma empresa de consultoria para a inovação. A certificação envolve não só uma boa gestão do destino acerca de questões sociais, ambientais e econômicas, como também contempla questões políticas e estruturais. Uma grande conquista para o município, pelo ineditismo e reconhecimento do seu desenvolvimento territorial, turístico e sustentável.

Iniciativa: BWT – Better World Together 2020 – 2022
Empresa / Organização: BWT Operadora
*Resumo: Desde 2015, a BWT tem criado ações que promovem a sustentabilidade, a igualdade de gêneros e a maior qualidade de vida para as pessoas. A pandemia mudou as prioridades, porém, a operadora, acreditando plenamente na resiliência, não interrompeu suas estratégias comerciais e manteve sua preocupação constante com o meio ambiente e a sociedade, criando o BWT – Better World Together – 2020 – 2022. O programa visa promover a cultura da sustentabilidade ambiental, social e econômica por meio de iniciativas que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Cúpula das Nações Unidas. Para a BWT, a palavra “resiliência” foi a grande responsável por outra palavra: “sobrevivência”: dos negócios, da sociedade e do meio-ambiente.

Iniciativa: Conexão Baré
Empresa / Organização: Braziliando Viagens e Vivências
*Conexão Baré, é uma experiência de viagem imersiva, interativa e on-line, que também se mostrou inclusiva. É realizada por meio de uma videochamada de duas a três horas, mas que dura cerca de uma semana. Antes da ¨viagem¨, as pessoas recebem informações e começam a imergir na cultura indígena. Da criação do clima de voo e travessia de barco até a comunidade, à recepção por um indígena que fala sobre o local e os ¨guia¨ até os pontos onde são desenvolvidas as atividades culturais do roteiro, os viajantes virtuais podem interagir a todo momento. Uma vez que essas pessoas não precisam se deslocar até o destino, não há emissão de CO2 e é possível a participação de pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade e com restrições financeiras, ou até que têm medo de voar ou navegar.

Iniciativa: Matula Mineira Comidas de Viagem e Outras Memórias
Empresa / Organização: Flanar Turismo
*Foi no contexto inicial da pandemia, em busca de compreensão e caminhos, que a agência Flanar Turismo (Uberlândia-MG) juntamente com um grupo de empreendedores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ligados à produção artesanal e gastronomia regional, criou o Projeto Matula Mineira, uma ação colaborativa que propõe agregar valor à produção artesanal e às experiências de Turismo Rural e viagens regionais. O projeto está construindo novos contornos para a atividade turística regional, com práticas inovadoras, concebendo o turismo como estratégia para o desenvolvimento local, fortalecimento da identidade da empresa com geração de novas oportunidades de emprego e renda.

Iniciativa: Vivalá durante a pandemia
Empresa / Organização: Vivalá
*A Vivalá destaca sua atuação resiliente no setor do turismo sustentável e de base comunitária durante a pandemia, com destaque para diversas campanhas, como: apoio emergencial a 100 famílias da sua rede de fornecedores de base comunitário; Com protocolos, voltaram a realizar viagens de base comunitária, chegando à marca de 1 mil viajantes, injetando diretamente R$ 709 mil por meio da compra de serviços de base comunitária; Realização de doação de 1,3 toneladas de alimentos para parceiros do turismo sustentável em aldeias indígenas no Acre; Por fim, venceram a Teia da FGB e expandiram o modelo de turismo sustentável da Vivalá para 7 Ucs, aumentando exponencialmente o impacto da organização durante a pandemia.

Menções Honrosas
Iniciativa: Amastour Turismo de Favela
Empresa / Organização: Amastour Turismo de Favela
*Amastour é um projeto inédito que atua no turismo no Morro da Babilônia e Chapéu Mangueira, localizados no Bairro do Leme, Rio de Janeiro, com o objetivo de fazer as pessoas conhecerem a favela com um olhar histórico e sustentável. Os condutores locais prestam serviço de guiamento com um tour contemplativo e histórico mostrando sete mirantes locais, entre eles o Mirante de Copacabana, o Mirante do Telégrafo e o Mirante da Praia Vermelha. Além disso, o passeio tem capítulos que vão da promoção da educação ambiental, com a plantação de árvores frutíferas, visitas às ruínas do século 18 e da Segunda Guerra Mundial, que contam muitas histórias do Brasil e da região, entre outras coisas.

Iniciativa: Festival Gastronômico de Tubarão
Empresa / Organização: Associação Empresarial – Núcleo de Gastronomia
**O Festival Gastronômico de Tubarão foi criado em 2020, a partir de uma parceria entre agricultores, empresários da gastronomia e do turismo, SEBRAE, Prefeitura Municipal e ACIT Tubarão, na elaboração de um evento que foi muito além de atrair novos visitantes, mas fortaleceu a integração da agircultura familiar, dos restaurantes e dos empreendimentos turísticos, que não se vêem mais como concorrentes, mas como parceiros. O sucesso do evento levou ao surgimento da primeira iniciativa de associativismo do segmento, por meio da criação do Núcleo de Gastronomia da ACIT. Além disso, em 2021, teve sua segunda edição realizada com grande sucesso, sempre valorizando os princípios da sustentabilidade.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022
Patrocínio: Iberostar
Apoio: Governo do Estado do Ceará, Turismo da Espanha e GTA.
Parceiros: Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e
Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana)

Apoiadores Institucionais: SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo

Agência Guanabara – Fotos: Toninho Vieira