Confirmando o otimismo do setor turístico da Paraíba, que prevê um dos melhores períodos de alta estação 2022/2023, o buscador de pesquisas de viagens Kayak aponta que João Pessoa está entre os dez destinos mais procurados pelos turistas já a partir de setembro. Conforme dados coletados, a capital paraibana está entre os lugares mais bem colocados no ranking que será utilizado em uma campanha de vendas de pacotes para o período entre 19 a 23 de setembro.
A campanha concederá descontos de até 60% em voos, até 40% em hotéis, até 50% em aluguel de carros e pacotes para viagens no final do ano e, em 2023, para destinos nacionais e internacionais, inclusive para alguns dos mais buscados, de acordo com a mais recente pesquisa do buscador.
João Pessoa teve um aumento de 101% na variação no volume de buscas por passagens aéreas comparado com 2021. Outras capitais do Nordeste também despontam com aumento no volume de buscas por voos, como Recife (118%), Salvador (106%), Fortaleza (93%) e Natal (96%) em relação ao ano passado.
Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, esses dados confirmam a tendência de que a cidade irá atender um maior fluxo de turistas no verão em relação a todos os períodos dos últimos anos. O trade turístico tem dados que apontam uma procura bastante intensa já para os finais de semana, com a hotelaria registrando médias de ocupação bem acima do esperado, com alguns hotéis trabalhando com quase 100% de ocupação.
Esse número de busca, conforme o secretário, deve aumentar. Nesta quinta-feira (15), um grupo de trabalho da Paraíba encerrou uma série de reuniões que mantiveram com executivos das principais operadoras de turismo, em São Paulo. Na oportunidade, definiram algumas estratégias de ações que vão desde divulgação do destino Paraíba, promoção de famtours com agentes de viagens, realização de eventos promocionais e processos de capacitação.
As reuniões aconteceram na sede das operadoras Promo Viagens, Azul Viagens, CVC, Orinter, Decolar, Diversa, Abreu e Agaxtur. O grupo paraibano também esteve no Shopping Eldorado, um dos mais movimentados da capital paulista, onde participaram do Shopping de Viagens Agaxtur, promovido para divulgar roteiros e incentivar a venda direta com o público final. Por duas semanas, a Paraíba estará entre os destinos de destaque, com apresentação de vídeos institucionais.
O grupo de trabalho da Paraíba foi formado pelo secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; a presidente da PBTur, Ruth Avelino; o presidente da ABIH-PB, Rodrigo Pinto; a diretora da Luck Receptivo, Christiane Teixeira.
Secom João Pessoa